Agência de Inovação modera mesa-redonda durante XII Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico

No último dia 3 de maio, a Agência de Inovação da UFSCar moderou a mesa-redonda intitulada “Com que dinheiro?”, no Anfiteatro Bento Prado Junior, cujo objetivo era compartilhar informações sobre as oportunidades de financiamento existentes no mercado para o desenvolvimento dos negócios tecnológicos. O encontro fez parte do XII Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico: Empreendedorismo, que está promovendo a discussão de temas relacionados à inovação e ação empreendedora no âmbito da UFSCar.

A mesa-redonda foi moderada pelo analista de Transferência de Tecnologia da Agência, Pedro Cesar Zavitoski, e contou com a presença de Sérgio Queiroz, da Fapesp; Fernando Teixeira, da Rede Anjos do Brasil; e Eduardo Sperling, da Inseed Investimentos. Os convidados apresentaram suas organizações e características de atuação no quesito “investimento e empreendedorismo”, inspirando a plateia a levantar discussões sobre o funcionamento de recursos por parte das empresas, as atitudes que fazem com que uma empresa tenha o investimento recusado, além de questões orçamentárias específicas sobre o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) cujo investimento é mais forte na empresa do que na pesquisa em si.

Nas próximas semanas, o XII Ciclo de Palestras contará com mesas-redondas no dia 17 de maio, sobre os recursos de apoio e infraestrutura, e no dia 24 de maio, com a participação dos diretores executivos da Agência de Inovação Inova Unicamp e da Agência de Inovação da UFSCar, Milton Mori e Roberto Ferrari, durante a mesa-redonda “Incentivando o empreendedorismo na Universidade”. Todas as mesas têm início às 9 horas, no Anfiteatro Bento Prado Jr, na área Norte do campus.

A realização do XII Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico é do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais), Agência de Inovação da UFSCar, Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) e conta com o apoio do Núcleo UFSCar-Júnior (NUJ), Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e Departamento de Ciência da Informação (DCI).

Os participantes da comunidade acadêmica que tiverem interesse em compartilhar informações de suas empresas para auxiliar na compreensão do impacto que a universidade tem, direta e indiretamente, na geração de novos negócios, podem participar do cadastramento das empresas-filhas, que está sendo realizado pela Agência de Inovação da UFSCar com o objetivo de resgatar a história empreendedora da universidade e auxiliar e definir novas ações. O tempo estimado de preenchimento é de 5 minutos e o cadastramento está disponível neste link.

DSC 0012 reduzida

Pedro Zavitoski modera mesa-redonda durante o XII Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico