Agência de Inovação da UFSCar participa da mesa de abertura do 2º Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde da UFSCar

No último dia 16 de novembro, a Agência de Inovação da UFSCar participou da mesa de abertura do 2º Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde da UFSCar, que aconteceu no anfiteatro Bento Prado Junior, na área Norte do campus São Carlos. A Agência de Inovação, em nome de seu novo diretor executivo, Prof. Dr. Roberto Ferrari Junior, representou na ocasião a reitora da UFSCar, Profa. Dra. Wanda Aparecida Machado Hoffmann.

Além do novo diretor da Agência, a mesa de abertura foi composta pelos docentes Ana Claudia Garcia de Oliveira Duarte, chefe do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar; Suzana Maria Soares, chefe do Gabinete de Natação da Faculdade de Desporto, e membro associada do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto de Portugal; e José Marques Novo Junior, coordenador geral do 2º Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde da UFSCar.

Na ocasião, o professor José Marques Novo Junior, saudou os coordenadores, vice-diretores, alunos, docentes, técnico-administrativos, imprensa e a comunidade presente, agradecendo aos palestrantes que se dispuseram a participar da mesa de abertura. “Nós agradecemos também a todas instituições que nos apoiam, seja financeiramente ou intelectualmente, em especial ao Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, com os nossos cursos de licenciatura e bacharelado que atuam de forma diversa, visando a proatividade de nossos alunos. O Departamento zela para que a formação traga a qualidade adequada para que eles possam seguir a vida profissional”, ressaltou.

Em sua fala, o novo diretor executivo da Agência de Inovação da UFSCar, Roberto Ferrari Junior, cumprimentou os presentes, agradecendo e parabenizando a iniciativa do evento. O diretor lembra que a UFSCar conta hoje com 4 câmpus - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino – ou seja, 2.250 servidores docentes e técnico-administrativos e cerca de 25 mil alunos. “No total, são quase 30 mil pessoas com vínculo direto com a UFSCar, que escolheram o caminho de uma universidade transformadora, que transfere e transforma a sociedade”. Segundo Roberto Ferrari, o empreendedor tecnológico traduz avanços e tecnologias em qualidade de vida. “E no caso deste evento, vocês transformam tecnologia em qualidade de vida, regeneração, autoestima, performance esportiva. O convite que faço é que nunca se deixem intimidar com quaisquer conjunturas negativas, pois o empreendedor identifica oportunidades em dificuldades”, declarou.

Após a mesa de abertura, os participantes conferiram a palestra do Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, da USP, intitulada “História, evolução e conceitos de inovação em ciência e tecnologia dos gregos ao século XXI”.

O evento aconteceu entre os dias 16 e 18 de novembro, e foi realizado pelo Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) e o Laboratório de Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde (LIETEC), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O objetivo foi aproximar o meio acadêmico do mercado, tendo como tema central a “Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde” em discussões e apresentações de soluções de inovação tecnológica visando aplicações nessas áreas específicas.

Destinado aos profissionais de educação física e das áreas de saúde que trabalham com tecnologias assistivas aplicadas ao esporte e à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência física, o evento contou com palestras, oficinas e mesas-redondas com convidados internos e externos à UFSCar.

O evento teve como parceiros a Secretaria Geral de Educação a Distância (SeaD), o Laboratório de Análise Funcional e Ajudas Técnicas (LAFAec) e Jumper Wheelchair e contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e Agência de Inovação da UFSCar; do CNPq; do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP; do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF); e do Sistema do Conselho Federal de Educação Física e dos Conselhos Regionais de Educação Física (CONFEF/CREFs).

DSC 0064 reduzida

Diretor Executivo da Agência de Inovação da UFSCar na abertura do evento