Agência de Inovação da UFSCar ministra oficina no 2º Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde

No último dia 16 de novembro, a Agência de Inovação da UFSCar ministrou oficina no 2º Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde que aconteceu no auditório 3 da BCo. A oficina intitulada “O que é e como proteger sua propriedade intelectual: uma introdução à patente, marca, desenho industrial, programa de computador e cultivares” foi proferida pelas colaboradoras do setor de Proteção à PI da Agência, Patricia Villar Martins e Nayara de Cassia Gaban.

 

Na ocasião, a coordenadora de Proteção à PI, Patricia Villar Martins apresentou a Agência de Inovação da UFSCar, e fez uma Introdução à Propriedade Intelectual, contextualizando o tema, apresentando os requisitos para o patenteamento, as diversas modalidades de proteção à PI, além das principais características da gestão da Propriedade Intelectual.

 

Em seguida, a colaboradora do setor de Proteção à PI, Nayara de Cassia Gaban, instruiu os participantes na demonstração de estratégias para busca de anterioridade, considerando as classificações internacionais bem como ilustrou algumas questões relacionadas a redação de patente. As buscas contemplaram as seguintes categorias: Patentes de Invenção, Modelos de Utilidade, Desenhos Industriais e Marcas.

 

DSC 0014 reduzida

DSC 0081 reduzida