Conselho de Inovação da UFSCar realiza Reunião Extraordinária para apresentação de relatório de gestão e outras regulamentações

Na última quinta-feira (13), o Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar se reuniu no Anfiteatro da Reitoria para a realização de sua 6ª Reunião Extraordinária. A reunião foi presidida pelo Vice-reitor da UFSCar, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, e os dados e resultados foram apresentados pela Diretora Executiva da Agência de Inovação, Ana Lúcia Vitale Torkomian. O Conselho de Inovação, subordinado ao Conselho Universitário (ConsUni) da universidade, foi criado em janeiro de 2008, por meio da portaria n. 823/08, que também instituiu a Agência de Inovação, vinculada à Reitoria. O Conselho é composto pelo Reitor da UFSCar (presidente do Conselho), todos os Pró-Reitores, um representante de cada um dos Centros Acadêmicos, a Diretoria da FAI•UFSCar e Diretoria Executiva da Agência de Inovação da UFSCar.

Durante a reunião, a Diretora Executiva da Agência apresentou o relatório de gestão referente aos anos 2013-2016, que reúne todas as informações sobre o histórico de criação da Agência, as políticas de inovação na UFSCar, por meio de suas portarias e resoluções, além da estrutura e funcionamento da Agência em capítulo que descreve todas as suas atividades. “Elaboramos um relatório de maneira bastante completa para que fique um registro da gestão 2013-2016 e para que seja útil para as próximas gestões”, explicou.

O relatório também apresenta os principais dados da Proteção da Propriedade Intelectual e da Transferência de Tecnologia no período 2013-2016, além das empresas licenciantes de patentes da UFSCar, os eventos promovidos e projetos captados pela Agência e os principais resultados, como a criação do Sistema de Apoio à Gestão da Inovação (SAGIn), a mudança da Agência para novas instalações, os resultados da inovação na UFSCar em números e as receitas provenientes dos royalties advindos do licenciamento de tecnologias. Antes de mencionar os desafios e perspectivas futuras, o relatório apresenta uma linha do tempo com os principais marcos da Agência, e um portfólio detalhado de seus resultados totais desde sua criação, tais como todas as patentes depositadas, todos os registros das marcas, programas de computador, cultivares, desenho industrial, além das empresas licenciantes de tecnologias.

Na ocasião, os membros do Conselho parabenizaram a atuação da equipe da Agência, que a despeito das dificuldades, consegue potencializar suas ações em curto espaço de tempo e com poucos recursos. Eles somaram o fato da Diretora Executiva ter trazido conhecimento de gestão da Secretaria do Ministério da Ciência e Tecnologia, e do Núcleo de Extensão UFSCar-Empresa (NUEmp), fazendo com que a sua formação profissional e ação nacional alavancassem a UFSCar.

Para o vice-reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, o destaque dessa gestão foi a realização da SBPC Inovação que passou a fazer parte da programação das reuniões anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Além disso, o vice-reitor declarou que os membros têm orgulho das coisas que a UFSCar produz, em particular a Agência de Inovação, que foi criada e desenvolvida com alto nível de profissionalismo. Ele atribui esse fato à conjuntura existente em São Carlos e, particularmente, na UFSCar, declarando que a atuação da Agência é um diferencial que traz importantes números decorrentes do trabalho de todos pesquisadores que são atendidos com a dinâmica e cuidado com que a agência sempre foi administrada. “Todos esses resultados de pesquisas que geram tecnologias não existiriam se não tivéssemos uma estrutura que valorizasse esse patrimônio que a universidade tem”, declarou.

Os membros reafirmaram que a trajetória da Agência se confunde com a trajetória da Profa. Dra. Ana Lúcia, sendo a UFSCar privilegiada por tê-la à frente da inovação. “A Agência foi consolidada sobre fortes raízes, daí a importância do legado da história que fica. A nova gestão pega talvez uma das estruturas mais bem consolidadas da UFSCar”, analisou Adilson de Oliveira.

A diretora executiva da Agência finalizou a reunião extraordinária agradecendo a equipe, os membros do conselho, e a administração superior que sempre confiou no trabalho da Agência. “Quero dizer que o nosso comprometimento e o nosso amor por essa universidade não terminam com o termino da gestão, pois continuaremos trabalhando pela inovação da UFSCar”.

A reunião também abordou outros temas como a apresentação da minuta de Compartilhamento de Laboratório, sendo sugestão dos membros que a Agência a tornasse pública para consulta da comunidade acadêmica até o mês de dezembro (clique aqui para ter acesso), além da atualização da Portaria 823/08, que foi apresentada pelo assessor jurídico da Agência de Inovação da UFSCar, Marcelo Ferro Garzon.

O Relatório de Gestão 2013-2016 da Agência de Inovação da UFSCar foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Inovação e pode ser acessado neste link.

DSC 0045 reduzida

Diretora da Agência de Inovação apresenta relatório de gestão na 6ª Reunião extraordinária do Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar