NIT/UNIFESP adquire sistema de gestão desenvolvido pela Agência de Inovação da UFSCar

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UNIFESP) implantou entre os dias 27 e 29 de setembro, o Sistema de Apoio à Gestão da Inovação (SAGIn), desenvolvido pela Agência de Inovação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O SAGIn possui o objetivo de controlar e gerenciar as atividades e necessidades de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), no que diz respeito à propriedade intelectual, transferência de tecnologia, comunicação, gestão financeira e royalties. A UNIFESP é a primeira instituição a implantá-lo no Brasil.

“Esse sistema traz agilidade no processo e centralização das informações”, relata Victor Prado, coordenador de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFSCar e responsável pelo SAGIn, que esteve na universidade para instalar o sistema e treinar os servidores.

Para Pollyana Varrichio, vice-diretora do NIT/UNIFESP, o sistema traz avanços importantes no gerenciamento e controle dos processos de propriedade intelectual da UNIFESP, uma vez que centraliza as informações e permite maior agilidade na tomada de decisão. “Ele garantirá uma maior profissionalização do núcleo e a continuidade na gestão dos processos, independentemente de mudanças de gestores e de servidores na equipe", explica.

A parceria entre o NIT/UNIFESP e a Agência de Inovação da UFSCar prevê também a incorporação de novas ferramentas, sendo que futuramente existirá uma versão web que poderá ser acessada pelos pesquisadores, proporcionando transparência e facilidade à comunicação.

Foto NIT Unifesp

Da esq. p/ a dir.: Pollyana Varrichio (vice-diretora do NIT), Victor Prado (coordenador de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFSCar), Jair Chagas (diretor do NIT) e Elaine Ornella (assessora técnica do NIT)

Fonte: Portal UNIFESP