Agência de Inovação apresenta palestra sobre Introdução à Propriedade Intelectual no Parque Ecotec Damha

Na manhã da última sexta-feira (9), a Agência de Inovação da UFSCar apresentou palestra em evento sobre patentes e políticas de inovação, coordenado pelo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos – NIDPBio, que aconteceu no Parque Ecotec Damha, no Instituto INOVA, em São Carlos. A palestra, que abordou Introdução à Propriedade Intelectual, foi proferida pela Coordenadora de Propriedade Intelectual, Patricia Villar Martins, e fez parte da disciplina Processo de Desenvolvimento de Produtos e Patentes, ministrada pela Profa. Dra. Creusa Sayuri Tahara Amaral, destinada aos alunos da pós-graduação em biotecnologia da UNIARA.

Na ocasião, a coordenadora apresentou os principais aspectos de Proteção à Propriedade Intelectual, especialmente dentro dos três grandes grupos: Direito Autoral, Propriedade Industrial e Proteção Sui Generis, para então abordar as principais modalidades utilizadas por pesquisadores da UFSCar, como a patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, marca, cultivar, programa de computador. A coordenadora também abordou questões mais amplas como a busca de anterioridade, territorialidade, garantias, prazos e legislações.

Ao final da palestra, Martins deu exemplos de proteções que estão sendo realizados pela universidade, além de apresentar a atuação da Agência de Inovação e tirar todas as dúvidas dos participantes. O evento também contou com outros palestrantes como o Eduardo Brito, da Agência USP de Inovação e Prof. Dr. Hernane Barud, Professor da UNIARA.

DSC 0163 reduzida

Patricia Villar Martins apresenta palestra no Parque Ecotec Damha, em São Carlos