Prêmio Finep de Inovação é lançado na UFSCar

abertura

A UFSCar foi palco do lançamento do Prêmio Finep de Inovação 2013. O evento, realizado pela Agência de Inovação da UFSCar em parceria com a Finep e a Pró-reitoria de Pesquisa, aconteceu no dia 27 de junho, no Anfiteatro da Reitoria.

Na abertura, o Vice-reitor da UFSCar, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, destacou a importância do evento e o papel da Agência no âmbito da Instituição. A Pró-reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo, ressaltou o trabalho conjunto da Pró-reitoria de Pesquisa com a Agência de Inovação e o envolvimento do órgão com a questão da pesquisa e inovação. Em seguida, Carlos Ganem, coordenador Nacional do Prêmio Finep de Inovação, fez a defesa da inovação como eixo fundamental para o desenvolvimento sócio-econômico do país. Encerrando a abertura, a Diretora Executiva da Agência de Inovação, Ana Lúcia Vitale Torkomian, enfatizou a necessidade de São Carlos se empenhar ainda mais na questão da inovação e também trazer mais prêmios Finep de Inovação para a cidade. São Carlos já esteve representado na premiação da Finep por meio das empresas Nanox, em 2007, a Opto Eletrônica, em 2009, e a Termofrio, em 2011.
Dando sequência ao evento, Ana Lúcia fez uma apresentação da Agência de Inovação da UFSCar, que completou cinco anos de atividade. Ela destacou as ações, os resultados e colocou o órgão à disposição do público, formado por pesquisadores e empresários de São Carlos e região.
Em seguida, Rodrigo Cascão de Araújo, sócio-presidente da empresa EITV (Entretenimento e Interatividade para TV Digital), sediada em Campinas, contou a experiência da empresa com o Prêmio Finep de Inovação. A EITV, que desenvolve software e provê serviços de engenharia para o mercado de produtos eletrônicos digitais de consumo com foco em televisão digital, foi vencedora do Prêmio nos anos 2009 e 2012, região Sudeste, na categoria Pequena Empresa.
Finalizando o evento, o coordenador Nacional do Prêmio, Carlos Ganem, falou do papel da Finep no Sistema Nacional de Inovação, das discussões acerca do tema e detalhou o regulamento do Prêmio Finep de Inovação, que está com inscrições abertas até 8 de agosto. Mais informações sobre o Prêmio podem ser consultadas no site www.finep.gov.br/premio.
O lançamento do Prêmio Finep de Inovação encerrou a programação do primeiro semestre dos eventos comemorativos dos 5 anos da Agência de Inovação da UFSCar.