Agência de Inovação da UFSCar participa do 1º Workshop de Inovação do INPE

O 1º Workshop de Inovação (1º WIN) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), organizado por seu Núcleo de Inovação Tecnológica, foi realizado entre os dias 25 e 26 de agosto no Auditório Fernando de Mendonça do Laboratório de Integração e Testes (LIT), na sede do INPE, em São José dos Campos. A Agência de Inovação, em nome de sua Diretora Executiva, Ana Lúcia Vitale Torkomian, foi convidada a participar de mesa-redonda no dia 25, que abordou questões sobre o marco legal e as melhores práticas em políticas de inovação.

O evento teve os seguintes objetivos: disseminar conceitos e cultura de inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia; identificar e divulgar projetos com potencial inovador em desenvolvimento nas diversas áreas de atuação do Instituto; identificar oferta e demanda de tecnologia por meio da interação entre as diversas áreas do INPE e também com universidades, empresas e sociedade; e promover parcerias e convênios, para o desenvolvimento de projetos de interesse institucional.

Em sua apresentação intitulada “Oportunidade da Pesquisa Inovadora a partir do novo Marco Legal”, Torkomian apresentou a atuação da Agência de Inovação da UFSCar como arranjo institucional que estimula a inovação brasileira, além de seus principais resultados no número de depósitos e registros de Propriedade Intelectual e de Transferência de Tecnologia. Ela também apresentou os principais casos de sucesso que resultaram em licenciamentos de patentes para empresas locais e nacionais, além do acumulado no registro de cultivares, marcas e programas de computador.

Na ocasião, outros gestores de Núcleos de Inovação das Instituições Científicas e Tecnológicas presentes divulgaram seus principais resultados.

Apresentação Ana Lúcia 3

Ana Lúcia Vitale Torkomian em palestra no 1º Workshop de Inovação do INPE (Imagem do vídeo de divulgação do NIT do INPE)