Primeira marca de software da UFSCar é deferida pelo INPI

A UFSCar teve sua primeira marca de software deferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no último dia 26 de julho. A marca de autoria de André Colombo Bermudez, Marcelo Florian, Marcos Antonio Campuzano Rios, Rodrigo Eduardo Botelho Francisco, Rodrigo Estevan Bela e Silvio Cesar de Oliveira, se refere ao Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) – software desenvolvido na UFSCar para a gestão da comunicação em assessorias de imprensa de instituições de ensino. O deferimento da marca foi publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº2377.

O registro de marca na UFSCar objetiva dar visibilidade à determinado serviço e/ou produto e assegurar a exclusão da possibilidade de uso da imagem por terceiros. Até julho de 2016, a Agência de Inovação contabilizou 22 marcas requeridas no INPI, sendo duas concedidas, uma deferida e 19 pedidos de registro. Marcas são definidas como sinais distintivos visualmente perceptíveis e que servem de orientação ao consumidor, pois diferenciam um bem ou serviço oferecido por uma instituição daqueles oferecidos por sua concorrência.

No Brasil, a legislação pertinente à proteção de marcas é a Lei 9.279 de 1996, também conhecida como Lei da Propriedade Industrial (LPI), que determina que para ser protegido, um logo deve possuir caráter verdadeiro, liceidade, distintividade e disponibilidade. Ou seja, são palavras, emblemas, figuras, símbolos e outros tipos de sinais que não podem conduzir o consumidor a uma percepção errônea sobre aquele produto ou serviço e nem atentar contra a ordem pública ou a moral e os bons costumes. Além disso, também deve distinguir objetivamente aquilo que assinala e possuir novidade relativa, diferenciando-se de outros sinais já apropriados por terceiros.

Na UFSCar, a regulamentação dos trâmites e procedimentos relativos às marcas é feita com base em duas resoluções que estão disponíveis no link Legislação deste site, e dizem respeito às marcas de natureza institucional e de natureza comercial vinculadas a outros ativos de propriedade intelectual, como patentes e programas de computador.

A primeira marca de software da UFSCar é referente ao primeiro registro de software realizado pela universidade, por meio da Agência de Inovação. Todas as informações sobre o Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) podem ser obtidas na Vitrine de Tecnologia da Agência neste link.

logo SACI INPI registro

Pedido de registro foi requerido no INPI em 20 de dezembro de 2013