Conselho de Inovação da UFSCar aprova Relatório de Atividades da Agência de Inovação

Mesa composta por Ana Lúcia, Targino e Adilson

O Conselho de Inovação da UFSCar esteve reunido no último dia 10 de maio e aprovou por unanimidade o Relatório de Atividades da Agência de Inovação da UFSCar, período compreendido entre 2008 e 2012. Esta foi a segunda reunião ordinária do Conselho. A reunião foi presidida pelo Reitor da UFSCar Targino de Araújo Filho e os dados e resultados foram apresentados pela Diretora Executiva da Agência Ana Lúcia Vitale Torkomian. Também integrou a mesa o vice-reitor Adilson Jesus Aparecido de Oliveira. O Relatório pode ser conferido no site www.inovacao.ufscar.br.

O Conselho de Inovação da UFSCar, subordinado ao Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade, foi criado em janeiro de 2008, por meio da portaria n. 823/08, que também instituiu a Agência de Inovação da UFSCar, vinculada à Reitoria. O Conselho é composto pelo reitor (presidente do Conselho), todos os pró-reitores, os representantes dos Centros Acadêmicos, o diretor da FAI-UFSCar e o diretor da Agência.

O reitor da UFSCar elogiou os resultados obtidos pela Agência nesses cinco anos de atividade. Entre 2008 e 2012 foram depositados 39 pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), acumulando, desde 1999, 88 depósitos. Também nos cinco anos de atuação da Agência foram concedidas, no Brasil e no exterior, 21 patentes, foram concretizados sete licenciamentos e oito registros de programa de computador.

Na apresentação, a professora Ana Lúcia destacou os depósitos e registros feitos pelo órgão, bem como os royalties advindos das proteções. Entre 2008 e 2012 foram licenciados sete inventos, totalizando 12. Além das patentes, há 16 cultivares do Programa de Melhoramento Genético da Cana de Açúcar, desenvolvido pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, que estão licenciadas para mais de 150 usinas de açúcar e álcool.

A Diretora da Agência também destacou na reunião os cinco anos de atividade da Agência de Inovação. Para marcar a data, está sendo programada uma série de eventos que tem como tema inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

A reunião do Conselho de Inovação marcou o início das comemorações. Em seguida, no dia 13, a Agência de Inovação apoiou o evento “Empreender como Carreira”, realizado pelo Clube do Empreendedorismo, e a apresentação do Projeto InovAtiva Brasil, no dia 06 de junho. No dia 27 de junho, às 9h, no Anfiteatro da Reitoria, a Agência realiza, em parceria com a Finep e com a Pró-Reitoria de Pesquisa, o evento de apresentação do Prêmio Finep de Inovação. Ainda no primeiro semestre a Agência de Inovação irá apresentar suas atividades nos Conselhos de Pesquisa e de Extensão. Para o segundo semestre também estão sendo programados eventos para os campi de Sorocaba, de Araras e de São Carlos.

Texto publicado na edição de maio/junho do Informativo da FAI-UFSCar