Agência de Inovação participa de evento em Engenharia de Computação na UFSCar

Foto Pati site

Na manhã desta quarta-feira (06), a Agência de Inovação da UFSCar participou do II Seminário em Engenharia de Computação, com a palestra "Processo de Proteção Intelectual e de Inovação" proferida pela coordenadora de propriedade intelectual da Agência, Patricia Villar Martins. O evento realizado nos dias 5, 6 e 7 de junho das 9 às 11h30min e das 14h30min às 17h, tem como foco o "Empreendedorismo em Engenharia" e foi organizado pelo Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Computação (PETEnC) da Universidade Federal de São Carlos.

Na ocasião, a coordenadora de Propriedade Intelectual abordou o tema de proteção de propriedade intelectual e apresentou aos participantes as políticas, resultados e eixos de atuação da Agência de Inovação da UFSCar, evidenciando casos de sucesso do processo inovativo na Universidade, como a patente que deu origem ao Vitopaper, cultivares, a marca TCP e o software de gestão comunicacional (programa de computador) SACI.

Esta ano, o evento trata de "Empreendedorismo em Engenharia" e também conta com a participação de empresas que abordarão o tema, apresentando produtos com desafios tecnológicos. Também será colocada como desafio a constituição de grupos de investigação formados por estudantes com foco no desenvolvimento de produtos, que participarão de uma competição que ocorrerá em 2014. Algumas das empresas participantes do evento ajudarão na definição dos produtos. A programação completa pode ser acessada na página do evento no Facebook, https://www.facebook.com/SEMEnC.UFSCar.

O Programa de Educação Tutorial - PET foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Na Engenharia de Computação, o PET foi criado em 2008, entrando em atividade em 2009, e objetiva difundir e agregar valor ao curso, baseado em pesquisas técnicas e mapeamento de situações problemas. O grupo organiza palestras, eventos e minicursos com o objetivo de informar e mostrar ao público os principais focos do curso de Engenharia da Computação no mercado de trabalho.

O Seminário está sendo realizado no Teatro Universitário Florestan Fernandes, na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8232.