Evento apoiado pela Agência de Inovação reuniu representantes de startups de São Carlos

empreendedorismo

 

No último dia 13 de maio, o Clube de Empreendedorismo de São Carlos realizou na UFSCar a apresentação Empreender como Carreira. O evento, realizado com o apoio da Agência de Inovação da UFSCar, reuniu representantes de startups de São Carlos para falarem sobre suas trajetórias como empreendedores e os desafios de iniciar a própria empresa.

 

As palestras foram ministradas por Francisco Toledo, cocriador da empresa Atmmos, voltada para o desenvolvimento de produtos e experiências 3D interativas; por Marcelo Muniz, sócio-fundador do Dicionário inFormal, site que contém a definição de expressões informais da língua portuguesa; e por Thiago Christof, que irá lançar a startup Cidadera, com a proposta de melhorar os problemas da cidade de forma colaborativa, com a participação de seus cidadãos.    

 

Em sua apresentação, Francisco ressaltou a importância de ter uma boa equipe, formada por pessoas com competências complementares, como análise, praticidade e criatividade. Já Marcelo acredita que é preciso ajudar a sorte, sabendo identificar oportunidades e se dedicando ao máximo em tudo o que for fazer. Thiago, por sua vez, explicou que empreender está mais relacionado a servir pessoas e resolver problemas da humanidade do que a ganhar dinheiro, e que o melhor é fazer algo simples, sem muitas funcionalidades, mas bem feito. 

 

O encontro contou ainda com uma apresentação da Agência de Inovação da UFSCar. Meire Ramalho, do setor de Transferência de Tecnologia, falou sobre os objetivos e atividades realizadas pela Agência, exibindo alguns dados, como números de patentes depositadas, registros de softwares e casos de sucesso. Ela também falou sobre o incentivo da Agência ao empreendedorismo, ao estimular o pesquisador que desenvolveu a patente a começar a própria start-up ou spin off, além de passar as primeiras informações sobre como abrir uma empresa e fazer o networking com outros empreendedores de São Carlos. 

 

O Clube de Empreendedorismo finalizou o evento falando sobre os objetivos e atividades da organização e com o sorteio do Livro “Reivente Sua Empresa – Mude Sua Maneira de Trabalhar”, de David Heinemeier Hansson.