Agência de Inovação apresenta palestra sobre Introdução à Propriedade Intelectual para o curso de Engenharia de Produção da UFSCar

Na tarde desta terça-feira (7), a Agência de Inovação da UFSCar esteve na sala de videoconferência da FAI•UFSCar, proferindo palestra sobre Introdução à Propriedade Intelectual. A palestra apresentada pela coordenadora de Propriedade Intelectual, Patricia Villar Martins, fez parte da disciplina de Empreendedorismo destinada aos alunos do curso de Engenharia de Produção da UFSCar.

Na ocasião, a coordenadora apresentou os principais aspectos de Proteção à Propriedade Intelectual, especialmente dentro dos três grandes grupos: Direito Autoral, Propriedade Industrial e Proteção Sui Generis, para então abordar as principais modalidades utilizadas por pesquisadores da UFSCar, como a patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, marca, cultivar, programa de computador. A coordenadora também abordou questões mais amplas como a busca de anterioridade, territorialidade, garantias, prazos e legislações.

Ao final da palestra, Martins abordou alguns aspectos sobre transferência de tecnologia e licenciamentos, e deu exemplos de proteções e contratos de licença que estão sendo realizados pela universidade, além de apresentar a atuação da Agência de Inovação e tirar todas as dúvidas dos participantes.

DSCN2382 reduzida

Patricia Villar Martins em aplestra aos alunos do curso de Engenharia de Produção da UFSCar