Agência de Inovação profere palestras sobre Introdução à Propriedade Intelectual para comunidade acadêmica da UFSCar

No último dia 6 de junho, a Agência de Inovação da UFSCar esteve no Auditório 2 da Biblioteca Comunitário (BCo) às 8 e às 14h, proferindo palestras sobre Introdução à Propriedade Intelectual. As palestras apresentadas pela coordenadora de Propriedade Intelectual, Patricia Villar Martins, foram abertas a todos os interessados da comunidade acadêmica do campus São Carlos.

 

Na ocasião, a coordenadora apresentou os principais aspectos de Proteção à Propriedade Intelectual, especialmente dentro dos três grandes grupos: Direito Autoral, Propriedade Industrial e Proteção Sui Generis, para então abordar as principais modalidades utilizadas por pesquisadores da UFSCar, como a patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, marca, cultivar, programa de computador. A coordenadora também abordou questões mais amplas como a busca de anterioridade, territorialidade, garantias, prazos e legislações.

 

Ao final das palestras, Martins abordou alguns aspectos sobre transferência de tecnologia e licenciamentos, e deu exemplos de proteções e contratos de licença que estão sendo realizados pela universidade, além de apresentar a atuação da Agência de Inovação e tirar todas as dúvidas dos participantes.

 

DSCN2342 reduzida

Patricia Villar Martins em palestras sobre Introdução à Propriedade Intelectual na UFSCar