Agência de Inovação profere palestra no 2º Workshop em Biocombustíveis do PRH44

No último dia 20 de maio, a diretora executiva da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, foi palestrante convidada do 2º Workshop em Biocombustíveis do PRH44, que aconteceu no auditório do Edifício da Petrobras no campus São Carlos da UFSCar. O workshop tinha como tema os desafios tecnológicos da produção de biocombustíveis e aconteceu das 8h30 às 17h30.

Em sua apresentação intitulada "A importância da Universidade no desenvolvimento tecnológico e na inovação nacional", a diretora apresentou o cenário mundial no que diz respeito a inovação, além de alguns indicadores de Propriedade Intelectual. Apresentou também o novo papel da universidade com o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento econômico, além de sua missão no âmbito da inovação, ao desenvolver pesquisas, gerar invenções e disponibiliza-las para a sociedade. A diretora também ressaltou o trabalho dos parques tecnológicos no estímulo ao contato empresarial, evidenciando o potencial tecnológico do município.

Na ocasião, a diretora também apresentou a atuação da Agência de Inovação da UFSCar como arranjo institucional que estimula a inovação brasileira, além das principais modalidades de Propriedade Intelectual e os principais resultados da Agência. Ela também apresentou todas as patentes de invenção na área de biocombustíveis da UFSCar, os principais casos de sucesso em que resultaram em licenciamentos de tecnologias para empresas locais e nacionais, além do acumulado no registro de cultivares, marcas e programas de computador.

Ao final da palestra, a diretora tirou todas as dúvidas dos participantes.

DSC 0371 reduzida

Ana Lúcia Vitale Torkomian profere palestra no 2º Workshop em Biocombustíveis do PRH44