Diretora da Agência de Inovação da UFSCar defende capacidade empreendedora da universidade em inauguração de suas novas instalações

Na tarde do dia 19 de maio, as novas instalações da Agência de Inovação da UFSCar foram inauguradas. Localizadas defronte à sede principal da FAI na área Norte do Campus São Carlos, a Agência passou a operar no edifício 2, a partir do dia 28 de março. O evento de inauguração contou com a participação da administração superior da universidade e da FAI; pesquisadores; além dos colaboradores da Fundação e da Agência. Além da Agência de Inovação, o novo prédio abriga o programa de fomento da Universidade, o Escritório de Apoio à Pesquisa (PAPq), e a Gerência de Engenharia da FAI.

Em entrevista ao programa Rádio UFSCar Convida, que acontece ao vivo e foi ao ar às 18h do mesmo dia, após o evento, a diretora executiva da Agência de Inovação, Ana Lúcia Vitale Torkomian, comentou sobre a felicidade de inaugurar as novas instalações da Agência no prédio construído pela FAI. “Nós temos que agradecer à Fundação por sempre ter abrigado fisicamente a Agência desde a sua criação, e à reitoria, que nos permite estar aqui dada a interface entre nossas atividades. Então essa é uma festa da FAI, mas é festa para a Agência também”, declarou.

A diretora atribuiu essa importância aos principais resultados que a Agência tem conquistado. “A gente tem cerca de 200 patentes protegidas, sendo 25% dessas patentes internacionais, e 10% delas licenciadas, algumas para spin-offs da UFSCar, que são empresas criadas por nossos estudantes para colocar esse conhecimento no mercado”. Além disso, a diretora apresentou como resultado inédito a primeira marca de produto da UFSCar, reforçando todas as modalidades de registro existentes na universidade, tais como programas de computador, marcas, cultivares, dentre outros. “Essa efervescência da pesquisa gerando resultados passíveis de serem aplicados e que melhoram a qualidade de vida das pessoas é o que a gente mais busca e vai continuar lutando”.

Diante da preocupação geral do país com os rumos da CT&I, a diretora afirma que a Agência de Inovação está completamente engajada em cumprir seus compromissos diante da universidade, a exemplo da recente implantação dos pontos de apoio da Agência nos campi de Sorocaba e Araras, cujo objetivo é intensificar a divulgação das atividades à comunidade dos outros campi. Para isso, a diretora acredita que é necessário modificar o olhar sobre a crise e as ameaças externas a fim de encontrar novas oportunidades para o país. “Nós temos muito conhecimento gerado nesta universidade e muita tecnologia a ser transferida para a sociedade. Então nós estamos comprometidos em estimular o empreendedorismo. Se começarmos aqui dentro, nós poderemos manter esse país de pé, levar melhoria de qualidade de vida para as pessoas, gerar desenvolvimento econômico, e elevar a riqueza do nosso país”, finalizou.

DSC 0280 reduzidaAdministração superior da universidade, diretoria executiva da Agência e da FAI se reúnem em tarde de inauguração de novo prédio que abriga a Agência de Inovação da UFSCar