Agência de Inovação apoia Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável da UFSCar

DSCN2295 reduzida

Pesquisadores reunidos em frente ao Departamento de Química após tarde de inauguração do Centro

No dia 8 de abril, a UFSCar realizou evento de inauguração do Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (Centre of Excellence for Research in Sustainable Chemistry em inglês – CERSusChem), com sede no Departamento de Química da universidade. O evento, que aconteceu no Auditório Bento Prado, contou com a presença de docentes, pesquisadores, representantes da GlaxoSmithKline (GSK) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e com a presença da Agência de Inovação da UFSCar.

O CERSusChem é coordenado pela docente Arlene Gonçalves Correa, do DQ, e formado por pesquisadores da UFSCar, USP, Unicamp, Unesp e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de contar com a colaboração de instituições nacionais e internacionais. O objetivo do Centro é promover o desenvolvimento e uso efetivo da química sustentável, com envolvimento da pesquisa acadêmica, industrial farmacêutica e de biotecnologia para superar os desafios atuais em síntese orgânica, com base nos princípios da química sustentável. O principal foco das pesquisas do CERSusChem é o desenvolvimento de catalisadores, materiais que facilitam a interação dos reagentes resultando em processos com menor demanda energética, redução na geração de resíduos e aumento de produtividade.

A mesa de inauguração contou com a presença da professora e coordenadora do novo Centro, Arlene Gonçalves Correa; do Diretor-Médico da GlaxoSmithKline Brasil, Marcos José Cataldo; do Vice-Reitor da UFSCar, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira; do professor do Instituto de Física da USP de São Carlos, Osvaldo Novais de Oliveira Junior, representando o Diretor Científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz; a Diretora do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar, Sheyla Mara Baptista Serra; e o Vice-chefe do Departamento de Química, Romeu Cardozo Rocha Filho.

Na ocasião, Arlene apresentou a estrutura e os objetivos do CERSusChem, sendo que o Vice-Reitor da UFSCar destacou sua importância para o desenvolvimento científico e no processo de integração de universidades e instituições de pesquisa. Além disso, Adilson lembrou que muitas patentes de invenção são geradas pelo Departamento de Química que é referência no país com seus cursos de graduação e pós-graduação.

A presença da Diretora Executiva da Agência de Inovação, Ana Lúcia Vitale Torkomian, reforça o apoio institucional ao Centro. A diretora acredita que a tradição em sustentabilidade da UFSCar, que é uma das principais preocupações e contribuições da universidade, cria expectativas sobre os resultados futuros e na produção de novos conhecimentos do Centro que gerem invenções e, consequentemente, inovação.

Todas as informações sobre o CERSusChem podem ser obtidas no site www.cersuschem.ufscar.br.

DSCN2286 reduzida

Arlene e Ana Lúcia reforçam parceria entre novo Centro para Pesquisa e Agência de Inovação da UFSCar