UFSCar sedia pela primeira vez reunião do Comitê ICT-Empresa promovido pela Anpei

Na último dia 31 de março, o Comitê ICT-Empresa da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) realizou uma de suas reuniões mensais no campus São Carlos da UFSCar das 9h30min às 17h. Coordenado pelo gerente científico para Sistemas de Inovação na Natura, Leonardo Garnica, o Comitê conta com participação efetiva da Agência de Inovação da UFSCar.

 

O comitê, ativo desde 2007, atua como um fórum de discussão para aproximar efetivamente a academia e o setor empresarial, no esforço nacional de promover a inovação. Este grupo caracteriza os modelos e as etapas ideais da interação, com foco no desenvolvimento tecnológico e na capacitação. E, atualmente, se concentra, na consolidação e difusão de macrodiretrizes para a promoção da interação ICT-Empresas na forma de um “Guia de boas práticas de Interação ICT-Empresa”.

 

O Comitê tem como frentes de trabalho: mapear no Brasil as práticas existentes de parcerias entre as empresas e as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT); identificar os alavancadores de oportunidades e as barreiras existentes na relação ICT-Empresas em diferentes áreas (legal, tributária etc.); elencar e consolidar as macrodiretrizes que favorecem o desenvolvimento da interação entre as ICT e as empresas; e associar as melhores práticas de mercado mapeadas às diretrizes traçadas.

 

Dentre os tópicos abordados, estiveram presentes na programação em São Carlos: a experiência dos INCTs em São Carlos; os próximos passos de INCTs (workshop, proposta de modelo etc.) e discussões, sob coordenação do Prof. Roberto Carvalho Muniz, do CNPq; apresentação da UFSCar e sua Agência de Inovação; apresentação da ELAN como rede de contato com centros de pesquisa na Europa; apresentação do Parque Damha Ecotec, além de visitas aos laboratórios do CPqMAE e LaMaV da UFSCar.

 

O evento, que recebeu diversas empresas, universidades, escritórios de Propriedade Intelectual, órgãos de fomento, além de parques tecnológicos, foi organizado pela diretora executiva da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, e por seu coordenador de Transferência de Tecnologia, Victor Prado.

 

DSC 0129 reduzida

Victor Prado dá palestra sobre o trabalho da UFSCar e de sua Agência de Inovação