Conselho de Inovação da UFSCar realiza Reunião Ordinária para apresentação de relatório de atividades e outras regulamentações

Na última quinta-feira, dia 24 de março, o Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar se reuniu no Anfiteatro da Reitoria para a realização de sua 5ª Reunião Ordinária. A reunião foi presidida pelo Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, na presença do Vice-reitor, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, e os dados e resultados foram apresentados pela Diretora Executiva da Agência de Inovação, Ana Lúcia Vitale Torkomian. O Conselho de Inovação, subordinado ao Conselho Universitário (ConsUni) da universidade, foi criado em janeiro de 2008, por meio da portaria n. 823/08, que também instituiu a Agência de Inovação, vinculada à Reitoria. O Conselho é composto pelo Reitor da UFSCar (presidente do Conselho), todos os Pró-Reitores, um representante de cada um dos Centros Acadêmicos, a Diretoria da FAI•UFSCar e Diretoria Executiva da Agência de Inovação da UFSCar.

Durante a reunião, a Diretora Executiva da Agência apresentou o relatório de atividades referente ao ano 2015, que foi marcado por muitos eventos realizados, apoiados e com participação, visando disseminar a importância da proteção da Propriedade Intelectual e da Transferência de Tecnologia, além do papel da Agência em todos os campi da UFSCar. “Essas ações demonstram o nosso protagonismo, participando e respondendo a eventos nacionais, de outras universidades e de órgãos que reúnem empresários como a Anpei, que realizará, pela primeira vez na UFSCar, no próximo dia 31 de março, uma das reuniões mensais do Comitê ICT-Empresa, com agenda que visa gerar novas parceiras, projetos de pesquisa e de cooperação”, declarou.

Ana Lúcia destacou a realização da Reunião Anual da SBPC como marco na história da UFSCar, em especial a SBPC Inovação, que aconteceu simultaneamente à reunião do FORTEC Sudeste de maneira inédita. Além disso, em 2015, o evento de homenagem aos inventores foi realizado junto ao evento da universidade de homenagem à comunidade científica, comemorando os 45 anos da UFSCar.

O relatório de atividades também apresentou os projetos gerenciados pela Agência, como a OITEI, Fapesp Institucional e Fapesp Capacitação, além seus principais dados de atuação, como os 80 atendimentos realizados à comunidade acadêmica, 5 patentes depositadas internacionalmente, 5 programas de computador registrados e 12 marcas geralmente vinculadas a softwares desenvolvidos. O número de licenciamentos ressaltou as cultivares da cana, que chegaram a 187 licenciamentos em contratos de cooperação, e os licenciamentos das patentes de invenção, que atingiram 18 no acumulado.

O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, parabenizou a quantidade de atividades desempenhadas ao longo do último ano pela Agência de Inovação, que faz com que a universidade avance no que diz respeito à Propriedade Intelectual. O Reitor também evidenciou a realização da Reunião Anual da SBPC, sendo a UFSCar responsável por emplacar a SBPC Inovação, que passa a ser evento de inovação dentro de um calendário constante.

A reunião também abordou outros temas, como a resolução que trata da manutenção do prazo de validade de patentes e a questão da adoção de inventor independente. Todas as propostas de resolução justificam um tratamento mais eficiente à Propriedade Intelectual da UFSCar. Na ocasião, o assessor jurídico da Agência, Marcelo Ferro Garzon, também apresentou o novo código considerado como o novo marco legal de C,T&I, que traz demandas à universidade que devem ser desencadeadas por intermédio da Agência.

O Conselho de Inovação aprovou por unanimidade o Relatório de Atividades 2015 da Agência de Inovação da UFSCar e as demais resoluções apresentadas. O relatório pode ser acessado neste link.

DSC 0065 reduzida

Ana Lúcia Vitale Torkomian, Targino de Araújo Filho e Adilson Jesus Aparecido de Oliveira realizam a 5ª Reunião Ordinária do Conselho de Inovação da UFSCar