Agência de Inovação profere palestra sobre Introdução à Propriedade Intelectual no Departamento de Computação da UFSCar

Na tarde do dia 9 de março, a Agência de Inovação da UFSCar esteve presente no Departamento de Computação, proferindo palestra sobre Introdução à Propriedade Intelectual com ênfase em Programa de Computador. A palestra apresentada pela coordenadora de Propriedade Intelectual, Patricia Villar Martins, fez parte da disciplina Tópicos Avançados V e foi destinada aos alunos de graduação dos cursos de Computação.

Na ocasião, a coordenadora apresentou os principais aspectos de Proteção à Propriedade Intelectual, especialmente nas modalidades de patente de invenção, modelo de utilidade, direito autoral, marca, indicação geográfica, além de questões como busca de anterioridade, territorialidade, garantias, prazos e legislações.

Em direito autoral, Martins abordou os principais aspectos sobre o Programa de Computador, que constitui instruções em uma linguagem de programação capaz de executar função com base em um meio eletrônico. Além disso, ela apresentou a atuação da Agência de Inovação da UFSCar e tirou todas as dúvidas referentes ao Registro de Programa de Computador.

Ao final da palestra, a coordenadora abordou alguns aspectos sobre transferência de tecnologia e licenciamentos, e deu exemplos de proteções e contratos de licença na área da Computação que estão sendo realizados pela universidade.

IMG 5004 reduzida

Coordenadora de Propriedade Intelectual da Agência, Patricia Villar Martins, fala sobre Propriedade Intelectual e Programa de Computador aos alunos do Departamento de Computação