Agência de Inovação da UFSCar promoveu em 2015 diversos eventos para a comunidade acadêmica do campus de Sorocaba.

Coordenadora de PI, Patrícia Martins, apresenta atividades da AIn em Sorocaba

Ao longo do segundo semestre de 2015, a Agência de Inovação da UFSCar promoveu, apoiou e participou de uma série de eventos realizados no campus Sorocaba da universidade e que tiveram como objetivo apresentar o trabalho que realiza no processo de proteção e transferência das tecnologias desenvolvidas, bem como a política de inovação da UFSCar e do país.

De acordo com a diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, "as atividades fazem parte de uma estratégia de aproximação da AIn ao campus, intensificando a divulgação de suas atividades de forma a ampliar o atendimento à comunidade da UFSCar de Sorocaba".

O primeiro desses encontros foi o minicurso Lei do Bem e Lei da Inovação, ministrado em 25 de agosto pelo coordenador do setor de Transferência de Tecnologia da Agência, Victor Prado, durante o XV Simpósio de Engenharia de Produção Sul Americano (SEPROSUL). O curso ocorreu no Parque Tecnológico de Sorocaba, para um público formado por empresários e alunos da graduação e da pós em Engenharia de Produção interessados em entender a utilização dessa Lei, que concede incentivos fiscais às empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica.

No mês seguinte, no dia 28 de setembro, a AIn realizou, junto com a Pró-reitoria de pesquisa da UFSCar, a palestra "Apresentando a Nova Lei da Biodiversidade: acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional", que teve o objetivo de esclarecer o impacto da Lei 13.123/2015, que dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, ao conhecimento tradicional associado e a repartição de benefícios para a conservação e uso sustentável da biodiversidade e seu impacto sobre as atividades de pesquisa.

A reunião contou com a presença da Pró-reitora de pesquisa da universidade, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo e de Patrícia Villar Martins e Marcelo Ferro Garzon, respectivamente coordenadora do setor de Propriedade Intelectual e assessor jurídico da Agência de Inovação. Durante a palestra, os presentes puderam conhecer melhor os detalhes da legislação, aprovada este ano, e esclarecer dúvidas sobre seu processo de execução, como a repartição de benefícios e cadastro para regularização do uso de materiais.

Já no dia 20 de outubro, a Agência promoveu duas atividades destinadas aos pesquisadores do campus. No período da manhã foi realizado um atendimento com o objetivo de tirar dúvidas e esclarecer à comunidade acadêmica do campus sobre os temas relativos à Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e os aspectos jurídicos decorrentes desses pontos. A atividade foi conduzida por Patrícia Martins e Vitor Prado, que também receberam, em conjunto com a diretora do campus, Eli Angela Vitor Toso, os docentes Vadim Viviani e Elaine Cristina Mathias da Silva Zacarin para tratar da ocupação da sala da UFSCar no Parque Tecnológico de Sorocaba.

No período da tarde, a coordenadora de Propriedade Intelectual ofereceu a palestra "Introdução à Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia", destinada aos alunos da disciplina "Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia", do mestrado em Biotecnologia da UFSCar. Durante o evento, Martins abordou as principais modalidades de proteção, a importância de transferir a tecnologia e o histórico da Agência de Inovação, justificando sua criação junto à Lei de Inovação, que estimula a parceria universidade-empresa.

No dia 25 de novembro, o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (PPGBMA) realizou com o apoio da Agência de Inovação da UFSCar, o workshop "Ciência, Tecnologia e Inovação", que apresentou e discutiu os aspectos relacionados ao conhecimento científico gerado nas universidades e sua relação com a tecnologia e inovação. O evento reuniu pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação em discussões sobre propriedade intelectual, registro de patentes e desenvolvimento científico e tecnológico.

Além de uma palestra sobre os 40 anos de pesquisas com materiais vítreos na universidade, proferida pelo docente do Departamento de Engenharia de Materiais Edgar Dutra Zanotto, o evento também contou com apresentações de Patrícia Martins e Victor Prado, que falaram sobre registro de patentes, propriedade intelectual e transferência de Tecnologia e a mesa-redonda "A ciência por trás da inovação e tecnologia", com pesquisadores do Parque Tecnológico de Sorocaba.

Por último, os docentes do campus Sorocaba Vadim Viviani, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM); Alexandre Álvaro, do Departamento de Computação (DComp); e Leila Beltramini, do PPGBMA, compartilharam suas experiências sobre transferência de conhecimento e tecnologia que geraram patentes ou com potencial de geração de inovação.