Agência de Inovação homenageia inventores da UFSCar

Site reduzida

Homenagem ocorreu durante encerramento das comemorações dos 45 anos da UFSCar

A Agência de Inovação da UFSCar realizou na última terça-feira, dia 15 de dezembro, uma homenagem aos inventores da instituição. A cerimônia foi um reconhecimento do trabalho de 46 membros da comunidade universitária que resultou na solicitação de seis pedidos de patentes, cinco de registro de programa de computador e nove de registro de marca ao longo de 2015.

O evento ocorreu durante o encerramento das comemorações dos 45 anos da UFSCar, momento em que também foi feita a homenagem aos servidores docentes, técnico-administrativos, estudantes de graduação e pós-graduação e pós-doutorandos que tiveram trabalhos premiados neste ano, bem como àqueles que contribuem há mais tempo com a universidade.

A diretora executiva da Agência de Inovação, Ana Lúcia Vitale Torkomian, junto com o ex-reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho, também foi uma das homenageadas da cerimônia devido à participação no desenvolvimento da Propriedade Intelectual na UFSCar. Em sua fala, Torkomian, destacou o fato de que muitos dos homenageados pelo recebimento de prêmios científicos também foram reconhecidos por suas contribuições ao desenvolvimento da propriedade intelectual.

Para a diretora, essa coincidência é um indicador de que a inovação só se concretiza se houver conhecimento que a sustente. "Além desse ponto, acredito que essa cerimônia destaca o caráter multidisciplinar da UFSCar, por termos homenageados de todos os Centros Acadêmicos, bem como o acolhimento e reconhecimento da Instituição a todos os engajados em atividades de transferência de tecnologia", afirmou.

Além de Torkomian, estiveram presentes na mesa de honra da cerimônia o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, o vice-reitor, Adilson de Oliveira, a Diretora do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Sheyla Mara Baptista Serra; o Vice-Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Paulo Teixeira Lacava; e, representando a Direção do Centro de Educação e Ciências Humanas, o docente do Departamento de Ciências Sociais Marcelo Coutinho Vargas.

Ana premiada reduzida

Torkomian foi homenageada por contribuição ao desenvolvimento da PI na UFSCar

(Crédito: Heber Macedo / CCS-UFSCar)

Com informações do Boletim da Reitoria da UFSCar.