UFSCar e pesquisador do campus Araras são indicados para o Prêmio Brasil Hidroponia 2015

Nos últimos dias 17 e 18 de setembro, aconteceu em Florianópolis (SC), o X Encontro Brasileiro de Hidroponia e II Simpósio Brasileiro de Hidroponia. O maior evento de Hidroponia da América Latina objetiva compartilhar as tecnologias do sistema de cultivo hidropônico geradas por diferentes instituições para todo o segmento da cadeia produtiva, além de promover e estimular a interação entre produtores, técnicos, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Na ocasião, a Revista Brasileira de Hidroponia, a Associação Brasileira de Hidroponia e outras instituições, criaram o Prêmio Brasil Hidroponia 2015 visando prestigiar e homenagear as instituições, empresas, pesquisadores e produtores que atuam e contribuem efetivamente na área de Hidroponia. A UFSCar foi indicada para duas categorias: “Fornecedor de Tecnologia e Inovação” e como “Instituição de Ensino”, sendo que, na categoria “Pesquisador”, foi indicado o melhorista do campus Araras da universidade, Fernando César Sala – responsável pelo desenvolvimento das variedades de alface da UFSCar, cujo processo de proteção foi apoiado pela Agência de Inovação.

O setor de Hidroponia – técnica que consiste em cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem solução que contém água e nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta – tem crescido muito no país. Para discutir o tema, o evento realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina e organizado pelo Laboratório de Hidroponia (LabHidro), contou com palestras e apresentações de avanços tecnológicos no setor brasileiro, além de apresentações de produtores sobre manejo, métodos de cultivo e outros assuntos relacionados à rotina hidropônica, reunindo produtores, empresas, técnicos e pesquisadores da área.

Como parte da programação do evento, o Prêmio Brasil Hidroponia 2015 foi uma iniciativa inédita que buscou reconhecer o esforço e talento, além de estimular a promoção do setor, indicando produtores, profissionais, instituições e empresas que fazem a diferença para o desenvolvimento do sistema.

De acordo com o pesquisador da UFSCar, Fernando César Sala, as indicações são motivo de orgulho e felicidade tendo em vista o reconhecimento da universidade como inovadora e por sua contribuição para o desenvolvimento do setor no Brasil. “O trabalho das alfaces nos trouxe destaque com o nosso programa de melhoramento genético no setor de folhosas. A UFSCar tem contribuído com o desenvolvimento da alfacicultura brasileira e, em especial, da hidroponia. Pois o cultivo hidropônico assimila rapidamente novas tecnologias e o mais importante: aplica-as ao mercado”, ressaltou.

A indicação das instituições, empresas e pesquisadores para a homenagem foi feita por diversos profissionais e instituições da área durante o evento. Após a seleção, as votações ficaram abertas para votação e ainda estão disponíveis aos interessados. Os mais votados devem ser agraciados com homenagens no evento em 2016.
Mais informações sobre o prêmio, indicação e votações podem ser conferidas no site: http://www.revistahidroponia.com.br/home/

IMG 9879

Melhorista da UFSCar participa do maior evento de Hidroponia da América Latina e é indicado ao Prêmio Brasil Hidroponia 2015