Campus Sorocaba sedia Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação com apoio da Agência de Inovação da UFSCar

No último dia 25 de novembro, foi realizado no campus Sorocaba da UFSCar, o Workshop “Ciência, Tecnologia e Inovação”, com o objetivo de apresentar e discutir os aspectos relacionados ao conhecimento científico gerado nas universidades e a sua relação com a tecnologia e inovação. O evento reuniu pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação em discussões sobre propriedade intelectual, registro de patentes e desenvolvimento científico e tecnológico.

A cerimônia de abertura, às 9 horas, contou com a presença da diretora do Campus Sorocaba, Eli Angela Vitor Toso, e da Comissão de Organização do evento, composta por docentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (PPGBMA). Em seguida, o professor Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materias (DEMa), do Campus São Carlos, apresentou palestra sobre os 40 anos de pesquisas sobre materiais vítreos, na UFSCar.

Ainda na parte da manhã, a coordenadora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFSCar, Patricia Villar Martins, falou sobre registro de patentes e propriedade intelectual, e o coordenador de Transferência da Agência, Victor Prado, discorreu sobre “Transferência de Tecnologia”.

No período da tarde, foi realizada a mesa-redonda “A ciência por trás da inovação e tecnologia”, com a participação de pesquisadores do Parque Tecnológico de Sorocaba. Além disso, os docentes do Campus Sorocaba, Vadim Viviani, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM); Alexandre Álvaro, do Departamento de Computação (DComp); e Leila Beltramini, do PPGBMA, compartilharam suas experiências sobre transferência de conhecimento e tecnologia que geraram patentes ou com potencial de geração de inovação.

O evento foi uma realização do PPGBMA, com o apoio da Agência de Inovação da UFSCar e da Direção do Campus Sorocaba.

IMG 2447

Coordenadora de Propriedade Intelectual apresenta atividades da Agência de Inovação da UFSCar no campus Sorocaba