Spin-offs da UFSCar possuem mais um canal de transferência de tecnologia com a inauguração do Núcleo de Inovação do CDMF

No último dia 13 de novembro, o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – CEPID/FAPESP realizou uma cerimônia de inauguração de seu Núcleo de Inovação, que compõe um conjunto de oito laboratórios no Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (CPqMAE) da UFSCar. Um dos objetivos do Núcleo é fomentar a interação com grandes empresas, oferecendo auxílio técnico e científico, e funcionando como mais um canal de transferência de tecnologias desenvolvidas na universidade para a sociedade. A cerimônia aconteceu a partir das 15 horas no auditório do edifício do CPqMAE construído mediante convênio entre a Petrobras e a universidade e inaugurado no último mês de agosto na área Norte do campus São Carlos. O Centro incentiva a criação de spin-offs a partir das pesquisas desenvolvidas no CDMF pelos alunos de graduação e pós-graduação.

Na solenidade oficial, estiveram presentes na mesa o Diretor do CDMF, Elson Longo; o Vice-Chefe do Departamento de Química, Romeu Cardozo Rocha Filho; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, Ernesto Chaves Pereira de Souza; o Vice-Reitor da UFSCar, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira; a Diretora do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Sheyla Mara Baptista Serra; e o Coordenador de Inovação do CDMF, Edson Roberto Leite.

Na ocasião, o vice-reitor da UFSCar, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, mostrou que, assim como a missão dos CEPID da Fapesp têm o objetivo de fazer a difusão e avançar na questão da inovação tecnológica, a missão da universidade é, além de formar pessoas, produzir conhecimento, o que, naturalmente, contribui para o desenvolvimento do país. “O caminho é longo desde a pesquisa básica até chegar num produto final. Então dar um passo importante nessa direção com a inauguração deste Núcleo para inovação só demonstra o quanto a gente pode fazer a diferença. Nossa missão é a formação de pessoas e a disseminação do conhecimento. E este laboratório é mais um espaço que tem sinergia justamente para nos dar essa oportunidade”, comemorou.

O evento também contou com a presença de pesquisadores de diversos Departamentos, e da Diretora Executiva da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, que acredita que o Núcleo vem fortalecer ainda mais o trabalho de Transferência de Tecnologia promovido pela universidade, através de sua Agência de Inovação. “O esforço de nossa universidade é transferir o conhecimento acadêmico para a sociedade. Para isso, há duas formas: a primeira é licenciar a tecnologia para uma empresa já existente, enquanto a segunda consiste na geração de spin-offs. Assim, como a Agência de Inovação, o Núcleo do CDMF poderá apresentar mais possibilidades de transferência de tecnologia, incentivando a criação de spin-offs na UFSCar”, sugeriu.

A inauguração foi finalizada com uma visita guiada pelo laboratório do Núcleo do CDMF.

DSCN2209

Convidados visitam laboratório do Núcleo de Inovação do CDMF em tarde de inauguração