Patente “Cimento aluminoso” da UFSCar é concedida pelo INPI

Uma patente depositada pela Agência de Inovação da UFSCar foi concedida no último dia 3 de novembro pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ela se refere a um cimento reparador para aplicação em endodontia (uma especialidade da odontologia) em situações clínicas como perfurações acidentais, desvios de canais radiculares, entre outros problemas que poderiam condenar o dente à extração.

A invenção, denominada “Composição à base de cimento aluminoso para aplicação em endodontia e produto cimentício obtido”, foi desenvolvida pelos pesquisadores Victor Carlos Pandolfelli, Ivone Regina de Oliveira e Hebert Luis Rossetto, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar em parceria com o dentista Marcos Jacobovitz.

O material reparador de maior sucesso atualmente, o MTA, apresenta uma resistência mecânica baixa permitindo sua utilização apenas como “retro-obturador” ou reparador de defeitos radiculares, o que torna seu valor de comércio relativamente elevado. Além disso, outras limitações estão associadas ao escurecimento do dente e ao longo tempo de pega.

Neste caso, o cimento desenvolvido na UFSCar possui características intrínsecas que não só permitem superar tais limitações pertinentes ao MTA, como lhe conferem excelente biocompatibilidade. O novo material também possui melhorias quanto às suas propriedades de escoamento, moldabilidade, radiopacidade e resistência mecânica as quais são obtidas por meio da adição de aditivos específicos. Tais características abrem novas perspectivas para a aplicação do material, tais como emobturação de canal radicular e preparo de base cavitária.

De acordo com um dos inventores, Victor Carlos Pandolfelli, a concessão desta patente representa mais uma conquista para a UFSCar, especialmente por se tratar de um material para a área da saúde. “Sempre é relevante quando uma pesquisa realizada na universidade retorna como um benefício para a sociedade, principalmente quando está relacionada a área da saúde. Neste caso, inserimos no mercado um material alternativo ao importado com desempenho igual ou superior. Além deste aspecto a possibilidade de gerar novos empregos em uma área de alta tecnologia, é sempre muito bem-vinda”, declarou.

O cimento aluminoso possui um preço compatível com o mercado, sendo que sua aplicação é rápida e simples e deve ser feita por um endodontista. A patente de invenção foi depositada pela Agência de Inovação da UFSCar em 2007, e, por conta de sua aplicação industrial, antes mesmo de ser concedida, já havia sido licenciada para produção pela spin-off da UFSCar, Binderware, que foi criada para esta finalidade em São Carlos.

Material pode ser aplicado na área de endodontia