Agência de Inovação promoveu atividades no campus Lagoa do Sino da UFSCar na última terça-feira (17)

No último dia 17 de novembro, a Agência de Inovação da UFSCar esteve no campus Lagoa do Sino no município de Buri, promovendo atividades com o objetivo de apresentar o trabalho da Agência para a comunidade acadêmica, além de abordar conceitos sobre Propriedade Intelectual e temas específicos que estão sendo debatidos recentemente como a Nova Lei da Biodiversidade. As atividades aconteceram das 13 às 17 horas na sala 101 do campus e também contaram com a presença da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI).

Na ocasião, a diretora executiva da Agência de Inovação, Ana Lúcia Vitale Torkomian, proferiu palestra sobre o trabalho da Agência, que atua como um canal de acesso e transbordamento de conhecimentos oriundos da academia para a sociedade. “A gente atua com duas grandes linhas: setor de Propriedade Intelectual e setor de Transferência de Tecnologia, que faz a negociação com empresas, gera projetos e licenciamentos de patentes”. Além disso, ela apresentou os casos de sucesso da UFSCar com o licenciamento do papel sintético e das variedades de cana de açúcar e das alfaces, e explicou sobre o surgimento da Propriedade Intelectual na UFSCar, a Lei de Inovação de 2004 – que tem gerado importantes resultados na promoção da inovação tecnológica no setor produtivo – além da criação da Agência, num contexto onde a Propriedade Intelectual já era trabalhada, mas vinculada à Fundação de Apoio “Para atender à Lei de Inovação, a UFSCar criou em 2008 a Agência e o Conselho de Inovação. Assim, todas as políticas de inovação na universidade devem ser desenvolvidas no âmbito desse conselho”, ressaltou.

Em seguida, as noções sobre Propriedade Intelectual no âmbito da universidade foram apresentadas por sua coordenadora de Propriedade Intelectual, Patricia Villar Martins, que esclareceu as modalidades da PI como as patentes de invenção, modelos de utilidade, marcas, desenho industrial, indicação geográfica, direito autoral, direitos conexos, programa de computador e cultivares. Ela também apontou os requisitos para obtenção da patente, a polêmica sobre publicar x patentear, e a importância do registro de marcas e dos programas de computador.

Posteriormente, os participantes conferiram palestra sobre a Nova Lei da Biodiversidade, sancionada recentemente pela Presidência da República, que foi apresentada pelo assessor jurídico da Agência, Marcelo Ferro Garzon, com os principais conceitos sobre patrimônio genético, repartição de benefícios, entre outros. Esta é uma ação conjunta com a ProPq de esclarecimento sobre o assunto e está sendo realizada em todos os campi da UFSCar.

Na ocasião, a equipe esteve disponível para atendimento até às 17 horas para tirar dúvidas e esclarecer à comunidade acadêmica sobre os temas relativos à Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e os aspectos jurídicos decorrentes desses pontos.

DSC 0136 reduzida

Diretora da Agência de Inovação apresenta ao campus Lagoa do Sino o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da UFSCar