Feira Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Inovação - Empírika 2012 expande ações para interior de São Paulo

A inserção cada vez maior das ciências, tecnologias e inovações (C,T&I) nos mais diferentes âmbitos da vida caracteriza a chamada cultura científica. Essa atmosfera criada pelas relações entre ciência, tecnologia e sociedade apresenta um dinamismo que possibilita a abertura de brechas para novas formas de pensar a própria ciência, as culturas, o mundo. É nesse contexto que será realizada, no Brasil, a segunda edição da Empírika – Feira Ibero-americana da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para propiciar aos visitantes o contato e a vivência dos assuntos relacionadas a C,T&I, a Empírika 2012 contará com um espaço expositivo, na Expo Barra Funda em São Paulo, de 23 a 25 de outubro, que trará novidades de instituições científicas, tecnológicas e culturais; além de um espaço virtual, a Pólis Empírika, que permitirá a participação à distância em diversas atividades de caráter científico e educativo. Fazem parte da programação da Empírika 2012 também atividades de cunho acadêmico, como seminários, palestras e oficinas voltadas para públicos diversos. Nos dias 26 e 27 de outubro, será realizado, o II Seminário Internacional Empírika, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e entre 26 e 28 o projeto itinerante do museu de ciências da Universidade de São Paulo (USP), Estação Ciência será montado no Centro Cultural de Vinhedo, onde também acontecerá a mostra de teatro sobre temas científicos, além de outras atrações ainda a confirmar. A região de Campinas e Vinhedo irá contar também com uma observação do céu, que será feira no Observatório Abrahão de Moraes, localizado em Valinhos, mas cujo acesso se dá por Vinhedo. O observatório pertence à USP.

O conjunto de atividades foi pensado para atrair um grande número de pessoas do país e do exterior, entre estudantes, instituições científicas e empresas de setores tecnológicos. A extensão do evento para o final de semana, e também a diversidade de atrações, vai permitir que a feira seja um programa para toda a família.

São parceiros da Empírika 2012 a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza, a Universidade de São Paulo e diversas outras instituições e grupos de pesquisa. Informações sobre como participar da feira, da Polis Empírika e do evento científico já estão disponíveis no site www.empirika.org.

Sobre a Empírika

A primeira edição da Empírika, realizada em Salamanca (Espanha), em novembro de 2010, marcou o lançamento de uma iniciativa com o objetivo de se tornar um fórum bienal para o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre C,T&I entre os países que compõem a Ibero-América. Idealizada e criada pelo Centro de Estudos da Ciência, Cultura Científica e Inovação (Fundação 3CIN), da Espanha, a feira contou com a participação de 32 instituições científicas provenientes de seis países da Ibero-América, e com a visita de mais de 33 mil pessoas, além das mais de 52 mil visitas em seu site durante os dez dias de realização do evento.

Dando continuidade ao projeto, que tem o caráter itinerante, o Labjor é o organizador da segunda edição da Empírika e irá realizar a feira em outubro, em São Paulo, conjuntamente com a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), em Campinas e em Vinhedo.

fotos-empirika5-300x256