Agência de Inovação participa de Workshop SENAI-UFSCar e atende Embaixada francesa para cooperação com o Brasil

A Pró-Reitoria de Pesquisa, com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, organizou na manhã desta quinta-feira (29) o 2º Workshop SENAI-UFSCar, que dá continuidade ao 1º Workshop realizado em 1º de setembro de 2015 na unidade Mario Amato do SENAI em São Bernardo do Campo/SP. O evento foi realizado às 10h no auditório do CCET, e visou promover uma discussão de parcerias e futuros projetos de pesquisa e inovação entre o SENAI e a UFSCar, com participação de vários pesquisadores da universidade, o Vice-Reitor, Pró-Reitores e a Diretora da Agência de Inovação, Ana Lúcia Vitale Torkomian.

Para realizar essa discussão, o evento recebeu docentes de alguns programas da UFSCar e funcionários do SENAI de diversas diretorias e coordenações, sendo que as áreas que tinham foco de interesse para colaboração em pesquisa foram listadas como: sensores; síntese de materiais e nano materiais (metálicos e não metálicos); processamento de compósitos; biomateriais e biotecnologia; e simulação e caracterização de materiais.

Na ocasião, o Workshop foi iniciado pelo vice-reitor da UFSCar, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, que anunciou o prazer da Universidade de receber a instituição para fortalecimento do contato que visa parcerias. Ele vislumbra que os alunos do SENAI possam atuar como bolsistas, realizando estágios junto aos laboratórios de pesquisa da universidade.

Em sua apresentação, o diretor da unidade São Carlos do SENAI, Márcio Vieira Marinho, reafirmou o interesse de resgatar o convênio que existia junto aos alunos de graduação da universidade que utilizavam os laboratórios do SENAI em processos produtivos. Isso porque a parceira busca atender todos os estudantes e apresentar a estrutura da instituição aos futuros engenheiros da UFSCar.

A discussão privilegiou pontos de interesse do SENAI em conversa que aconteceu até às 12 horas. No período da tarde, o Workshop seguiu com outra programação visando identificar demandas de cooperação entre as instituições e sugerir projetos de pesquisa e inovação futuros.

DSCN2108 reduzida

Ana Lúcia Vitale Torkomian e Adilson Jesus Aparecido de Oliveira em workshop realizado no Auditório do CCET

O evento também recebeu dois representantes da Embaixada Francesa que trabalham com foco em inovação tecnológica e buscam cooperação entre França e Brasil, que aproveitaram a oportunidade para conhecer a UFSCar e sugerir outros tipos de parcerias. Assim, durante o Workshop, os representantes se reuniram com a Agência de Inovação da UFSCar, a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) e a Secretaria de Assuntos Internacionais para apresentar o interesse da França em analisar as tecnologias brasileiras que podem interessar à indústria francesa, visando atuar com os Núcleos de Inovação Tecnológica das Instituições Científicas e Tecnológicas do Brasil. A partir de seus portfólios de tecnologias e dos interesses franceses, será possível desenvolver uma plataforma com as principais patentes brasileiras que poderão atrair o setor empresarial da França.

DSCN2157 reduzida

Reunião visando cooperação entre França e Brasil aconteceu na manhã desta quinta-feira (29)