Agência de Inovação realizou atividades no campus Sorocaba da UFSCar na última semana

A Agência de Inovação da UFSCar realizou no último dia 20 de outubro duas atividades destinadas aos pesquisadores do campus Sorocaba.

No período da manhã, o encontro de atendimento aconteceu na sala de videoconferência, localizada no prédio administrativo, cujo objetivo era tirar dúvidas e esclarecer à comunidade acadêmica do campus sobre os temas relativos à Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e os aspectos jurídicos decorrentes desses pontos. A atividade foi conduzida pela coordenadora de Propriedade Intelectual da Agência, Patricia Villar Martins, e o coordenador de Transferência de Tecnologia, Victor Prado, que receberam demanda sobre proteção de propriedade intelectual e questões de titularidade conjunta decorrente de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, a Agência atuou em atendimento com a diretora do campus de Sorocaba, Eli Angela Vitor Toso, recebendo os docentes Vadim Viviani e Elaine Cristina Mathias da Silva Zacarin para tratar da ocupação da sala da UFSCar no Parque Tecnológico de Sorocaba.

DSC 0048 reduzida

Agência de Inovação atende pesquisadores do campus Sorocaba

No período da tarde, a coordenadora de Propriedade Intelectual ofereceu palestra para a disciplina “Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia”, ministrada aos alunos do curso de Mestrado em Biotecnologia da UFSCar, cujo tema foi "Introdução à Propriedade Intelectual e à Transferência de Tecnologia".

A palestra abordou todas as modalidades da Propriedade Intelectual como as patentes de invenção, modelos de utilidade, marcas, desenho industrial, indicação geográfica, direito autoral, direitos conexos, programa de computador e cultivares. Ela também apresentou a importância da Transferência de Tecnologia para a universidade, cuja intenção de fazer a proteção de Propriedade Intelectual é, posteriormente, realizar a negociação econômica e comercial desse ativo a fim de disponibiliza-lo para a sociedade.

A palestra apresentou ainda um histórico do NIT da UFSCar, justificando sua criação junto à Lei de Inovação que estimula a parceira universidade-empresa. Além de expor a missão da agência de gerir a política, procedimento e iniciativas relativas à proteção da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia no âmbito da UFSCar, a palestra exibiu a estrutura atual da Agência, os projetos, casos de sucesso de patentes, cultivares, marcas e programa de computador. Os números atuais dos registros da Agência são 138 pedidos de patente nacional, 23 cultivares, 20 registros de softwares e 13 registros de marcas.

DSC 0112 reduzida

Alunos de Biotecnologia acompanham palestra