Agência de Inovação da UFSCar apresenta a empresa BioZeus e Chamada de apoio ao desenvolvimento de fármacos em workshop

Na última quarta-feira (23), a Agência de Inovação da UFSCar promoveu o workshop “Desenvolvimento de novos fármacos de uso humano – da pesquisa para o paciente”, em parceria com a empresa BioZeus Desenvolvimento de Produtos Biofarmacêuticos S.A. O encontro, aberto à comunidade acadêmica, aconteceu às 11h na área norte do campus São Carlos da UFSCar e objetivou estreitar a relação entre universidade e empresa, aproximando as expectativas do mercado à realidade dos pesquisadores através do fomento à realização de parcerias. Neste caso, o interesse era explicar à comunidade científica como a empresa BioZeus trabalha no apoio ao desenvolvimento de novos fármacos de uso humano, além de apresentar a Chamada FAPESP/BioZeus.

O workshop contou com a participação do Analista de Projetos, David Pinheiro, e do Gerente de Desenvolvimento de Projetos, Paulo Lacativa, ambos da empresa BioZeus. Eles divulgaram informações sobre as oportunidades de parcerias entre pesquisadores da área de Biotecnologia e a empresa, que visa licenciar patentes para avançar pesquisas da área nas fases clínicas I e II, normalmente não realizadas nos laboratórios da Universidade.

Além disso, foi divulgada a chamada de trabalhos realizada em parceria pela BioZeus e FAPESP, para projetos na área de fármacos de uso humano, que visa o desenvolvimento de projetos com potencial de gerar produtos inovadores em saúde humana com a participação de pesquisadores da BioZeus, em áreas como alergologia, cardiologia, doenças degenerativas, infecciosas e inflamatórias, endocrinologia, geriatria, hematologia, nefrologia, neurologia, oncologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, urologia, entre outras.

A BioZeus

A BioZeus é uma empresa brasileira focada no desenvolvimento de novos fármacos para uso humano, criada para promover a integração entre a academia e a indústria farmacêutica. Por meio de parcerias com os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), ela identifica novos compostos com potencial inovador ainda em estágios iniciais de pesquisa. Projetos promissores são então incorporados ao pipeline da empresa através de mecanismos de licenciamento, permitindo que a BioZeus invista e coordene o desenvolvimento dos ativos até a fase IIa dos testes clínicos. Subsequentemente, o projeto é comercializado por meio de sublicenciamento para empresas farmacêuticas com potencial produtivo e comercial, permitindo que o novo medicamento chegue ao mercado global.

IMG 2015

Workshop promovido pela Agência de Inovação aconteceu no campus São Carlos da UFSCar