Diretora da Agência de inovação da UFSCar profere palestra em encontro sobre Gestão e Desenvolvimento em Inovação

PalestraTorkomian

Ana Lúcia Vitale Torkomian fala sobre Inovação e Desenvolvimento 

 

A Diretora Executiva da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, proferiu no dia 21 de setembro a palestra de abertura do III Encontro sobre Gestão e Desenvolvimento em Inovação Tecnológica, realizado até o dia 23 pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Carlos. O evento aconteceu no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e atraiu um público de cerca de cem pessoas.


Em sua apresentação, intitulada "Inovação e Desenvolvimento", Torkomian abordou a importância das empresas realizarem atividades inovadoras para promover um desenvolvimento econômico maior do que tem sido feito até o momento e que ajude o país a sair da atual crise econômica. Segundo a diretora, somente a promoção da inovação tecnológica pode tornar as empresas realmente competitivas, visto que são elas as responsáveis por levar a inovação para o mercado, por meio dos produtos e serviços que colocam à disposição.


Ainda de acordo com a diretora, é fundamental que exista a aproximação entre as empresas e as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), responsáveis pela maior parte das pesquisas realizadas no país. Nesse sentido, a Lei de Inovação, que completou dez anos de existência em 2014, foi um mecanismo facilitador, na medida em que criou uma série de incentivos para que as empresas investissem em inovação, ao mesmo tempo em que determinou que todas as ICT deveriam possuir um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), como é o caso da própria Agência de Inovação, para promover esse relacionamento.


"Os NIT existem para ser um canal de acesso e transbordamento dos resultados oriundos da academia para o mercado. É papel dos Núcleos identificar os resultados passíveis de proteção e fazer com que eles possam chegar até a sociedade. Por isso que mais importante que o número de patentes protegidas é o número de invenções licenciadas", esclareceu.


Torkomian seguiu sua palestra explicando que existem duas formas principais de disponibilizar uma invenção. A primeira seria licenciar o produto para uma empresa já existente comercializar, enquanto a segunda consiste na geração de spin-offs, empresas criadas dentro das universidades com o objetivo principal de comercializar a tecnologia desenvolvida.


Além dos Núcleos de Inovação Tecnológica, outros arranjos institucionais facilitadores seriam as incubadoras de empresas, ou seja, mecanismos de apoio logístico e tecnológico a empresas nascentes que tenham como principal estratégia de negócio a inovação, e os parques tecnológicos, que concentram em um espaço geográfico diversas instituições inovadoras, como é o caso do Vale do Silício, nos Estados Unidos.


"Aqui em São Carlos nós temos essas estruturas. Temos a primeira incubadora da América Latina, instalada em 1984 e outras três incubadoras que fazem parte do complexo dos parques tecnológicos. Agora falta apenas que cada um de nós assuma para si a obrigação de ter um comportamento empreendedor", finalizou.