Agência de Inovação profere palestra sobre Propriedade Intelectual e seu gerenciamento na UFSCar

Na tarde desta quarta-feira (02), a coordenadora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFSCar, Patricia Villar Martins, proferiu palestra aos alunos da disciplina Gestão de Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da universidade. A palestra intitulada "Introdução à Propriedade Intelectual e seu gerenciamento na UFSCar" contextualizou o tema da Propriedade Intelectual através de conceitos e características do processo inovativo no âmbito da universidade.

Na ocasião, a coordenadora apresentou todas as modalidades da Propriedade Intelectual como as patentes de invenção, modelos de utilidade, marcas, desenho industrial, indicação geográfica, direito autoral, direitos conexos, programa de computador e cultivares. Além disso, ela apontou os requisitos para obtenção da patente, alguns dados oficiais do INPI como o número de pedidos de patentes depositados e os maiores depositantes num período considerado. Ela também apontou a importância da Transferência de Tecnologia para a universidade. “A intenção de fazer a proteção de Propriedade Intelectual é, posteriormente, realizar a negociação econômica e comercial desse ativo a fim de disponibiliza-lo para a sociedade”, afirmou.

A coordenadora apresentou ainda um histórico do NIT da UFSCar, justificando sua criação junto à Lei de Inovação que estimula a parceira universidade-empresa. “As atividades de proteção de PI e transferência de tecnologia tiveram início na universidade em 2002 com iniciativa da professora Ana Lúcia Vitale Torkomian, atual diretora executiva da Agência, que na época, estava à frente da diretoria da FAI e já era docente da Engenharia de Produção, criando em 2007 a Divisão de Propriedade Intelectual na Fundação, e instituindo em 2008 a Agência de Inovação como Núcleo de Inovação Tecnológica da universidade”.

Além de expor a missão da agência de gerir a política, procedimento e iniciativas relativas à proteção da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia no âmbito da UFSCar, a coordenadora apresentou a estrutura atual da Agência, os projetos, casos de sucesso de patentes, cultivares, marcas e programa de computador. Os números atuais dos registros da Agência são 132 pedidos de patente nacional, 23 cultivares, 18 registros de softwares e 10 registros de marcas.

DSC 0025 reduzida

Patricia Villar Martins fala sobre Propriedade Intelectual aos alunos da pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSCar