Diretora da Agência de Inovação da UFSCar comemora inauguração de Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia

Foto Centro Agencia

Evento foi realizado no auditório do CPqMAE

No último dia 14 de agosto foi inaugurado na UFSCar o Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (CPqMAE), construído mediante um convênio assinado em 2006 com a Petrobras, que financiou todo o projeto, no valor de R$ 20 milhões. O prédio, que ocupa um espaço de 3.600 m2 na área Norte do campus São Carlos, conta com uma estrutura de oito laboratórios, além de áreas de convivência e eventos e irá reunir grupos de pesquisa em campos como Química, Engenharia de Materiais, Física e Engenharia Química, para desenvolver trabalhos sobre temas relacionados a adsorção, catálise, metais, polímeros, cerâmicas, nanotecnologia, combustíveis, biocombustíveis, entre outros.

O evento foi marcado por uma cerimônia realizada no auditório do novo Centro, com a presença dos pesquisadores do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar, da administração superior da universidade, dos parceiros na realização do projeto, da diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, do ex-reitor da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho e de membros da imprensa. Ele foi finalizado com uma visita guiada pelas dependências do local e um coquetel servido aos presentes.

Segundo o coordenador da implantação do CPqMAE na UFSCar, Prof. Ernesto Urquieta Gonzáles, do departamento de Engenharia Química, a principal característica desse novo centro de pesquisa é a multidisciplinaridade, com um conjunto de profissionais realizando os mais diversos estudos que irão contribuir para a geração de conhecimento e o desenvolvimento de pesquisas em maior velocidade. Além disso, a construção desse centro é o reconhecimento do nível de maturidade alcançado pela UFSCar e o reconhecimento de sua comunidade científica.

“Ninguém financia algo sem a expectativa de resultados. Os grupos de pesquisa que participam desse projeto são grupos já consolidados, com pesquisadores que já possuem suas próprias estruturas nos departamentos. Esse Centro vem se somar às estruturas já existentes na universidade e a consequência disso será inserir a universidade na fronteira do conhecimento, em condição de competir de perto com grupos internacionais que dominam essas áreas”, acredita.

Além de Ernesto Urquieta, a mesa de honra da cerimônia reuniu o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia em exercício, Clóvis Biscegli; o vice-reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira; a Pró-reitora de extensão, Cláudia Martinez; a Diretora do CCET, Sheyla Serra; a gerente de pesquisa e desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), Raquel Coutinho; o Químico de Petróleo sênior do Cenpes e ex-aluno da UFSCar, José Zotin; e a diretora da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI•UFSCar), Lourdes Moraes.

Para a diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, são grandes as possibilidades em relação aos resultados dessa parceria entre a UFSCar e a Petrobras e a consequente absorção das tecnologias desenvolvidas pelo mercado. “Uma das maiores dificuldades quando se chega em uma tecnologia passível de proteção é justamente o processo de transferência, que é o aspecto mais importante, pois só se protege uma invenção para transferi-la. Então, iniciar esse Centro com pesquisas que são do interesse da Petrobras e de suas subsidiárias já é um grande passo para assegurar que haverá resultados mais facilmente aproveitados pelo mercado. E isso é fantástico!”, conclui.

Foto Centro Ana

Ana Torkomian vê com otimismo criação do novo Centro