Reunião do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia compõe programação do Encontro 2015 do Fortec durante a 67ª Reunião Anual da SBPC

Na tarde da última quinta-feira (16/7), a UFSCar sediou a reunião da coordenação Sudeste do Fortec, o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. A reunião foi parte da programação do Encontro 2015 do Fortec que aconteceu simultaneamente com a SBPC Inovação durante a 67ª Reunião Anual da SBPC na Universidade Federal de São Carlos entre os dias 11 e 18 de julho de 2015.

O Fortec agrega os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de instituições de todo o País. A reunião na UFSCar foi presidida pela Diretora da Agência de Inovação da UFSCar e atual coordenadora do Fortec Sudeste, Ana Lúcia Vitale Torkomian. Na ocasião, Torkomian destacou a aprovação pela Câmara dos Deputados, na semana passada, do projeto de lei número 2177, que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A expectativa é que o Código seja aprovado pelo Senado até o final do ano. A Diretora também recordou a aprovação da Lei da Biodiversidade (Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015) e a consulta pública que será aberta em agosto, para que a sociedade possa propor sugestões sobre como a Lei deve ser implementada e regularizada. “É importante que os NITs estejam atentos e que possamos contribuir, enquanto Fortec, marcando a nossa posição e viabilizando essa lei. O Fortec precisa se organizar para ter propostas definidas quando a consulta for aberta”, alertou.

Foram apresentadas na reunião as principais atividades desenvolvidas no último ano pelo Fortec Sudeste, dentre as destacam-se pesquisa sobre o estímulo dos NIT à criação de spin offs acadêmicas e a criação do projeto “Conte-me algo que eu não sei”, em que os núcleos puderam compartilhar suas boas práticas, de forma a permitir que elas fossem aproveitadas por outras instituições. Além disso, o Fortec também promoveu a interlocução entre a Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre a plataforma iTec, que promove o contato entre empresas com demandas tecnológicas e instituições de pesquisa que possam contribuir com a solução desses problemas.

Para Torkomian, este primeiro ano de gestão está sendo coroado com a realização do encontro do Fortec simultaneamente à Reunião Anual da SBPC, aproveitando a oportunidade de fazer a SBPC Inovação na UFSCar. “Este ano a gente conseguiu viabilizar a SBPC Inovação, fazendo história. Não sei se todo mundo tem a noção de como isso é inovador, abrir espaço para discutir a inovação dentro da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência”, avaliou.

Cristina Quintella, Presidente do Fortec, concordou, parabenizando a UFSCar e a Agência de Inovação por ter feito essa história. “As salas estiveram sempre lotadas, não só com pessoas ilustres, mas acadêmicos, alunos, agentes de inovação. Uma plateia diversificada, com vários setores da sociedade. E a gente acompanhou as dificuldades para que isso fosse concretizado, mas até o último momento ela [Ana] estava acreditando, seguindo em frente, então, realmente, é algo que tem de ser credenciado ao Fortec Sudeste”, registrou.

profa. ana

Fonte: Site SBPC São Carlos, 18/07/2015