Diretora da Agência de Inovação da UFSCar participa de 9º FORTEC em Curitiba

A diretora executiva da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, participou na última semana do 9º Encontro Anual do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. O encontro aconteceu entre os dias 19 e 22 de maio e foi realizado no campus da indústria do Sistema FIEP, no Jardim Botânico em Curitiba. A diretora da Agência é coordenadora da Regional Sudeste do FORTEC, representando a UFSCar.


O Encontro Anual do FORTEC busca anualmente consolidar as ações para promover a inovação tecnológica no país e elevar o patamar de competência dos seus agentes, contribuindo para o intenso intercâmbio de conhecimento e experiências entre os gestores, capacitações, formulação de propostas que potencializam as ações, além de legitimar e representar os interesses das instituições envolvidas. Estas atividades abrem espaço também para a análise do potencial que atualmente permeia o relacionamento do Brasil com os demais países no que tange a inovação tecnológica.


No dia 21 de maio, Ana Lúcia Vitale Torkomian coordenou o painel "Desafios e Oportunidades para Negócios inovadores" que contou com a presença de Gelso Pedrosi Filho, coordenador da Regional Norte do FORTEC pela UFRR e Marcos Martins, do Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR. Também participaram deste painel Cristina Mendes do INPI apresentando o Radar tecnológico, Sueli Rufini do SETI-PR para falar sobre as ações do CONSECTI e da UGF/SETI do Paraná, e Florindo Dalberto do CONSEPA/IAPAR apresentando a inovação em agronegócios no Paraná. Frente a análise de todas as apresentações, a diretora pontuou a importância da busca de anterioridade e do trabalho feito pelo radar tecnológico, cujo objetivo é verificar o status da tecnologia perante o mercado. A diretora também destacou a importância da modalidade cultivar, considerando o trabalho do IAPAR e da UFSCar, que registra diversas cultivares de alface e cana-de-açucar. A programação do evento também foi acompanhada pela coordenadora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFSCar, Patricia Villar Martins, e pelo coordenador de Transferência de Tecnologia, Victor Prado.


Os Encontros FORTEC acontecem desde 2007, estimando anualmente a participação de cerca de 500 profissionais, entre Gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de universidades, institutos federais e institutos SENAI de Inovação, e centros de pesquisas, representantes da área de inovação do país dos mais diversos setores públicos, privados, governo (municipal, estadual e federal), membros do Parlamento Brasileiro, membros dos Governos Estaduais e Municipais, membros de Agências de Fomento Federais e Estaduais, membros da Academia, membros de Entidades Empresariais, de Federação de Indústrias e seus associados, de profissionais da área de Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais liberais que tenham atividades relacionadas à Propriedade Intelectual e gestão da Inovação. O evento também recebe especialistas internacionais que compartilham suas experiências e abrem espaços de discussão.


A proposta do evento é promover a interação entre a academia, o setor produtivo e o setor público, ou seja, a cooperação entre Universidade, Empresas e Governo, com a participação de instituições públicas e privadas, enquanto promotoras do desenvolvimento científico e tecnológico do país. Para isso, o FORTEC objetiva a consolidação da cultura da inovação como estratégia de desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. Ao propiciar a troca de experiências entre os NITs, bem como para a aquisição de insumos metodológicos e conceituais necessários para alavancar processos concretos de transição para níveis mais altos de eficiência, o evento pode incentivar a cooperação entre os NITs, o que poderá resultará em impactos expressivos para o contexto do Sistema Nacional de Inovação.

 

IMG 4217

Ana Lúcia Vitale Torkomian coordena painel no 9º FORTEC