Energia é tema de seminário internacional apoiado pela Agência de Inovação da UFSCar

foto seminário energia II

Abertura com Octavio Valsechi, Targino de Araújo Filho e Décio Gazzoni

No último dia 22 de maio a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu no Anfiteatro da Reitoria o XVII Seminário Internacional de Energia CAE/AUGM. Destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais da área de energia, o evento reuniu profissionais de universidades e empresas brasileiras e estrangeiras para debaterem temas como energias renováveis, novas matrizes energéticas e formas de repensar o sistema elétrico das grandes cidades.

O encontro foi uma realização do Comitê Acadêmico de Energia (CAE) da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), em conjunto com o Núcleo de Energia da UFSCar, e a empresa Vinna, além do apoio da Agência de Inovação da UFSCar. Duas vezes ao ano esse comitê se reúne em uma das universidades membro, momento em que realizam um seminário internacional com o objetivo de levar o conhecimento produzido à comunidade anfitriã.

Na abertura do evento, o reitor da UFSCar e ex-presidente da associação, Targino de Araújo Filho, considerou essa reunião um exemplo concreto do que se espera da AUGM, que é criar a oportunidade aos pesquisadores de trabalharem juntos. “A AUGM vem capitaneando um processo de criação do que estamos denominando Espaço Latino-americano e Caribenho do Ensino Superior, e eu acho que um evento como esse representa exatamente o que nós esperamos. Queremos ter toda a comunidade latino-americana discutindo os problemas que nos afligem e apresentando soluções”, defende.

O Prof. Octavio Antonio Valsechi, coordenador do CAE e docente da UFSCar, lembrou que o evento também foi uma oportunidade de lançar o Ethabiodiesel, um composto de etanol e biodiesel 100% renovável e que poderá substituir o combustível de origem fóssil. Para o professor, essa é uma característica de destaque do Brasil, que por sua agricultura, tem no combustível renovável uma solução “invejável” para os outros países do mundo. “Eu fico muito feliz por ver vocês aqui. A juventude tem que ter consciência de que a responsabilidade colocada em suas mãos vai fazer o futuro do país. Muita coisa errada acontece, cabe a vocês mudar e colocar o país nos trilhos corretos para que voltemos a ser referência de país cuja matriz energética é a mais limpa”.