UFSCar apresenta pesquisadores e empresas selecionados para o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação do CNPq

Na última quinta-feira (10), foram apresentados os orientadores e empresas selecionados no âmbito da Chamada CNPq Nº 12/2020 - Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) lançado pela Agência de Inovação da UFSCar (AIn), Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) e Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar no primeiro semestre. O resultado foi apresentado durante um workshop público de acompanhamento dos projetos multidisciplinares selecionados em 2019, em colaboração entre o setor empresarial e a Universidade. Na UFSCar, o edital 2020 selecionou a implementação de bolsas em programas de pós-graduação para 7 alunos de mestrado e 7 alunos de doutorado, além das 42 bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI). O objetivo do edital CNPq é contribuir para o aumento da capacidade inovadora e para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.

Durante o workshop, a Reitora da UFSCar, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, afirmou a importância da iniciativa, por parte da universidade, no fomento a parcerias empresariais. “É uma alegria e satisfação ver a universidade contemplada em mais uma ação de inovação para o fortalecimento de fomento às pesquisas que contribuem para aumentar a competitividade empresarial. Dentro das universidades, permanecemos gerando novos conhecimentos, formando e motivando pessoas e desenvolvendo soluções de problemas que afetam a sociedade”, declarou.

Em sua palestra, o pesquisador da UFSCar, Edgar Dutra Zanotto, conversou com os participantes sobre o tema “Patentes... Aprendendo com os erros!” apresentando os aspectos positivos do patenteamento para registro dos produtos e processos desenvolvidos na pesquisa que, embora tenha custo financeiro e intelectual, é uma das principais ferramentas de inovação, através do licenciamento que gera novos empregos e recursos.

Em seguida, foram apresentadas duas sessões de trabalhos com os nove bolsistas DAI aprovados em 2019 que falaram sobre o andamento de seus projetos junto de resultados preliminares, tirando as dúvidas dos participantes.

Os resultados das empresas selecionadas que participaram do processo seletivo público 2020 foram apresentados pelo diretor da Agência de Inovação, Rafael Vidal Aroca, e podem ser conferidos neste link. Atualmente, a Universidade trabalha na formalização destas parcerias para que a bolsas serem implementadas. O evento ficou disponível na página da Agência de Inovação do YouTube e Facebook.

imagem ufscar