Evento na UFSCar divulga plataforma de inovação aberta entre empresas e pesquisadores

Foto Roadshow 1

Workshop apresenta plataforma iTec de inovação aberta

 

As empresas não conseguem mais resolver seus problemas de crescimento lucrativo e sustentado apenas com as técnicas tradicionais de gestão, originadas em sua maioria em uma época anterior à internet e à “colaboratividade”. É nesse contexto que surge a inovação aberta, conceito que afirma que os negócios não devem se basear apenas em conhecimentos internos, mas ampliar sua base para potenciais parcerias, aproveitando a competência de seu “ecossistema” para crescer.


Tal afirmação foi feita pelo palestrante Eduardo Toma durante o iTec Roadshow São Carlos, um workshop que teve o objetivo de apresentar ao público o iTec, programa que busca facilitar a interação entre organizações e pesquisadores interessados em desenvolver parcerias tecnológicas. O evento foi realizado na tarde do dia 31 de março, durante o I Simpósio Inovação CDMF-2015, ocorrido na UFSCar, e foi uma parceria da Universidade com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e a Agência de Inovação da UFSCar.


Disponibilizada em uma plataforma na internet, a iTec é uma ferramenta de inovação aberta baseada em desafios, em que uma instituição apresenta sua demanda, ou seja, um problema que ela deseja resolver e os pesquisadores incluem suas soluções. A ideia é funcionar como meio para um primeiro contato entre esses atores, que podem ser empresas pequenas, médias, grandes, incubadas ou startups, e os pesquisadores. “Essa plataforma é um projeto de pesquisa e desenvolvimento baseado em tecnologia. O objetivo dele é gerar negócios, com o intuito de que os participantes cheguem de fato a se encontrar, e não ser apenas um repositório de tecnologias”, explicou Toma.


Esses roadshows, programados para percorrer diversas cidades do país, estão sendo realizados para difundir o uso da plataforma e divulgar o Encontro iTec 2015 – Negócios em Inovação e Tecnologia, que acontecerá nos dias 28 e 29 de abril. Durante a reunião, Toma explicou o contexto de onde surgiu a ferramenta, por meio da apresentação de um panorama da inovação no mundo, com esclarecimentos sobre como e quem pode fazer uso dela.


Segundo o palestrante, existem mais de 160 ferramentas de inovação aberta no mundo, que estão segmentadas em dois grandes eixos: o público que atinge, que pode ser geral ou de especialistas; e o foco, que pode ser em ajudar a organização no como ou no quê desenvolver. No caso da iTec, ela mira um público de especialistas e tem como foco, principalmente, o como, o que significa que as empresas já sabem o que precisam resolver, e procuram formas de solucionar isso.


Como resultado, a plataforma só está disponível a quem tenha CNPJ. No caso dos pesquisadores, eles devem inserir seus CPF, mas também estar ligados a uma instituição, como a UFSCar, podendo haver quantos CPF desejar dentro de um CNPJ. “Tanto os pesquisadores, quanto a Agência de Inovação podem colocar desafios sob o nome da UFSCar. O que a gente aconselha é que essa colocação seja feita de comum acordo, pois, se houver um negócio lá na frente, quem fará essa intermediação será a Agência”, esclareceu Vera Crósta, consultora da iTec.


Atualmente a plataforma, que é totalmente gratuita, conta com cerca de 30 desafios lançados, mas também é possível inserir uma solução que ainda não possua um problema específico. Para depositar as demandas e soluções, o site conta com guias e manuais de apoio, elaborados a partir de testes piloto realizados com sete empresas pré-selecionadas e que contam com metodologias que ajudam a desenvolver o texto sem apresentar informações confidenciais. “Leiam o guia prático, vejam a melhor forma de fazer, os desafios das empresas que tiveram consultoria para entender como se escreve e repliquem no seu modelo, seja solução ou desafio. A gente quer mostrar que é possível expor seu desafio sem mostrar o santo. Deixa para mostrar o santo depois que assinar um termo de sigilo”, finaliza Vera.

 

Foto Roadshow 2

Diretora da Agência, Ana Lúcia Vitale Torkomian, Eduardo Toma e Vera Crósta