Agência de Inovação da UFSCar participa do I Simpósio de Inovação CDMF-2015

DSC 0012 reduzida

Mesa de abertura com Edson Leite, Targino de Araújo Filho, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira e Elson Longo

A Agência de Inovação da UFSCar proferiu palestra no I Simpósio de Inovação, que esta ocorrendo na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nos dias 31 de março e 1º de abril. Com o objetivo de apresentar as novidades e produtos desenvolvidos a partir da parceria do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e empresas da área de ciência de materiais, o evento reuniu pesquisadores, alunos e empresários no Anfiteatro Bento Prado Júnior, localizado na área Norte do campus São Carlos da UFSCar.

Estiveram presentes na mesa de abertura o docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar e organizador do evento, Edson Leite; o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho; o vice-reitor da UFSCar, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira; e o coordenador do CDMF, Elson Longo.

Na ocasião, o reitor da universidade parabenizou a organização do simpósio, afirmando que, para a UFSCar é uma honra realizar um evento que difunde a inovação – assunto extremamente relevante não só para as universidades, mas para o desenvolvimento econômico do país. Targino lembra que São Carlos é uma cidade pioneira, cujas características justificam a oportunidade de sediar, em julho, a 67ª Reunião Anual da SBPC. “Espero que, com a SBPC a gente consiga bastante subsídios já que ela tem a previsão de ter um tema específico – SBPC inovação – em função das características de nosso município”, declarou.

Em suas palavras, o vice-reitor, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira também defende a discussão sobre a inovação como fundamental para a universidade nos dias atuais, pois é a partir dela que se consegue fazer uma interação efetiva com a sociedade e, principalmente, torna o ambiente acadêmico ator para o desenvolvimento do país. “O maior patrimônio que a gente pode ter no país é justamente a nossa capacidade de pensar e resolver os problemas. E a aproximação da academia com o setor produtivo é fundamental para encontrar soluções para as questões emergentes”, assinalou Adilson.

Após a mesa de abertura, a programação do Simpósio foi composta por palestras ministradas por professores e pesquisadores convidados que abordaram o panorama e as estratégias existentes em inovação. Como palestrante convidada, a diretora executiva da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian apresentou o papel da Agência na promoção da inovação na UFSCar, evidenciando seu principal esforço: fazer com que o conhecimento gerado na universidade chegue ao mercado na forma de produtos e serviços para a sociedade. “O nosso objetivo é transformar todo esse conhecimento gerado em riqueza efetiva, ou seja, os resultados das nossas pesquisas em produtos e serviços para serem utilizados pela sociedade, promovendo assim o desenvolvimento econômico do país, sobretudo porque a gente tem um contexto na cidade de São Carlos que favorece isso, com empresas inovadoras, spin-offs, incubadoras, dentre outros”.

Além disso, Ana Torkomian apresentou os resultados atuais da Agência de Inovação, que conta atualmente com 132 patentes, sendo 124 patentes de invenção, 27 PCT e 42 em fases nacionais, 36 patentes concedidas e 14 patentes de invenção licenciadas. Também conta com 21 cultivares protegidas e licenciadas, 5 registros de marcas e 16 de programas de computador.

Para dar o exemplo da importância e do impacto que a ciência é capaz de gerar na economia e na sociedade, a diretora apresentou como caso de sucesso da UFSCar o papel sintético, material produzido pela empresa Vitopel e originalmente desenvolvido por Sati Manrich, pesquisadora UFSCar, e depositado pela Agência de Inovação no ano 2007. Também foram citadas como casos de sucesso as cultivares de cana-de-açúcar e alfaces – que foram licenciadas para mais de 150 empresas – e o licenciamento do software SacI (Sistema de apoio à comunicação Integrada).

A programação seguiu no período da tarde com workshop iTec RoadShow São Carlos, que tinha como objetivo apresentar ao público a plataforma de market place iTec – Desafios e Soluções Tecnológicas. Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o iTec é um programa que busca desenvolver a inovação aberta com transferência de tecnologia entre as instituições de pesquisa e os setores empresariais, possibilitando a geração de novas oportunidades de negócio.

Para o segundo dia do evento, as palestras apresentarão temas específicos ligados à inovação como a tecnologia e inovação em materiais vítreos, inovação na indústria química, nanotecnologia e empreendedorismo, além dos trabalhos promovidos pelos diferentes CEPIDs. O simpósio será encerrado hoje (1º) com a mesa-redonda estratégia de inovação a partir das 16h40min.

DSC 0146 reduzida

Ana Lúcia Vitale Torkomian apresenta o papel da Agência na promoção da inovação na UFSCar