Conselho de Inovação realiza Reunião Ordinária com homenagem aos inventores da UFSCar

foto agencia site II

Na última quinta-feira, dia 26 de março, o Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar se reuniu no Anfiteatro da Reitoria para a realização de sua 4ª Reunião Ordinária. O encontro foi presidido pelo vice-reitor da universidade, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, e contou com a participação da Diretora Executiva da Agência, Ana Lúcia Vitale Torkomian, que abordou temas referentes às principais atividades e projetos da Agência em 2014. Além dos membros do Conselho de Inovação, o evento, aberto ao público, recebeu docentes, pós-graduandos e a comunidade em geral, que compareceu para prestigiar a homenagem aos inventores da UFSCar realizada na reunião.

Durante sua fala, Ana Lúcia Torkomian apresentou algumas informações sobre os pontos de apoio da Agência, localizados no Parque Eco Tecnológico Damha e nos demais campi da universidade, bem como a finalização do projeto de capacitação, que levou funcionários da Agência a visitarem e conhecerem as experiências de transferência e proteção da tecnologia de universidades no exterior e a implementação do segundo projeto Fapesp Institucional, que aportou recursos para que as patentes geradas por meio de projetos financiados pela Fapesp tivesse os custos de proteção arcados pela própria fundação.

A diretora também apresentou as propostas para a SBPC Inovação, uma programação especial inédita que acontecerá na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada na UFSCar, por ser considerada uma vocação da cidade de São Carlos. “A intenção é que a inovação nesse próximo encontro da SBPC em São Carlos seja um pano de fundo importante e transversal durante todo o evento”, defendeu Torkomian, que finalizou os informes divulgando o roadshow da plataforma iTec, que acontecerá no dia 31 de março e o início das obras para a construção do prédio que irá abrigar a Agência de Inovação da UFSCar.

A ordem do dia contou com a apreciação do Relatório de Atividades da Agência de Inovação da UFSCar, em que foi apresentado o conteúdo do documento, com destaque para as atividades e resultados referentes ao ano 2014. Para Adilson de Oliveira, esse relatório é um grande indicador de como a inovação vem sendo incorporada à universidade, visto que um papel importante da Agência é ajudar os pesquisadores a perceberem quando algo pode ser protegido. “Essa cultura que estamos desenvolvendo é fundamental. O Relatório mostra os esforços que a universidade e os pesquisadores têm feito nessa direção, algo que devemos parabenizar a todos, pois quando a universidade, além de formar pessoas e fazer pesquisa de ponta, consegue inovar, ela dá um passo importante no seu papel dentro do país”, argumentou.

A 4ª Reunião Ordinária do Conselho de Inovação foi finalizada com uma homenagem aos 35 docentes da UFSCar que contribuíram para o desenvolvimento das patentes, softwares e cultivares depositados em 2014, resultando em um total de 130 patentes, 16 programas de computador, cinco marcas e 21 cultivares depositados desde 1999. “Nós agradecemos a presença de todos aqui e a gente espera que no próximo ano esse auditório esteja ainda mais lotado, com muitos inventores, melhoristas, autores, desenvolvedores, e mais do que isso, que essas tecnologias estejam no mercado, sendo utilizadas a serviço da sociedade”, concluiu Ana Lúcia.