Conselho de Inovação da UFSCar aprova disponibilização de espaço ocioso do campus Araras para incubação e aceleração de empresas de base tecnológica

WhatsApp Image 2020-04-01 at 17.03.18 1

No último dia 20 de março, a partir das 14h, o Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar se reuniu remotamente para a realização de sua 10ª Reunião Ordinária, presidida pela reitora da universidade, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, e secretariada pelo diretor executivo da Agência de Inovação, Rafael Vidal Aroca. Foi a primeira vez que um Conselho Superior da universidade se reuniu de modo totalmente remoto. O Conselho de Inovação foi criado em janeiro de 2008, por meio da portaria n. 823/08, que também instituiu a Agência de Inovação da UFSCar, vinculada à Reitoria. O Conselho é composto pelo Reitor da UFSCar (presidente), todos os Pró-Reitores, um representante de cada Centro Acadêmico, a Diretoria da FAI•UFSCar e a Diretoria Executiva da Agência de Inovação da UFSCar.

A reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, iniciou a reunião com a apreciação da Ata da 5ª Reunião Extraordinária realizada em setembro de 2019 e, em seguida, entre os itens da Ordem do Dia, homologou a aprovação dada ad-referendum para um projeto de inovação e outras aprovações para projeto de inovação e quatro interrupções de manutenção de pedidos de patente da universidade.

Durante a apreciação do projeto “Aproveitamento de Estrutura Totalmente Ociosa Localizada na UFSCar – Campus Araras” vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), em cumprimento às disposições do Edital de Chamamento Público (001/2019) voltados a Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I, o diretor executivo da Agência de Inovação, Rafael Aroca, apresentou o primeiro caso de aplicação da resolução com manifestação de interesse do CCA. A partir daí, a Agência de Inovação elaborou edital para disponibilização do espaço e recebeu proposta do Portal de Educação a Distância Pecege, para a realização de ações no campus Araras da UFSCar. O projeto demonstrou potencial para execução de atividades acadêmicas no espaço mediante contrapartidas oferecidas para a universidade.

Em sua fala durante a reunião, o diretor do CCA da UFSCar, Ricardo Toshio Fujihara, afirmou que a expectativa é que o Centro possa fomentar o empreendedorismo e inovação na região através desta experiência inédita, não apenas considerando a agricultura, mas todas as áreas da universidade, e visando parcerias futuras. “A proposta atende as necessidades do campus com o aporte de recursos, e, sobretudo, através do núcleo que será formado com a participação de empresas, pois nossos alunos terão a oportunidade de vivenciar a experiência profissional na prática, realizando networking junto às empresas. Além disso, havendo sucesso, poderemos renovar o acordo e realizar negociações com essa e outras empresas”, explicou.

Nos informes da presidência e dos membros, Wanda Hoffmann declarou que o sistema de mapeamento e divulgação das atividades de inovação da UFSCar – o SAGInWeb – foi apresentado em reunião da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) no início de março com versão em espanhol, já tendo recebido mais de 4 mil consultas desde que foi lançado em 2019. Além disso, ela deu as boas-vindas ao vice-diretor da Agência de Inovação, André Coimbra Félix Cardoso, do campus Sorocaba, que assumiu o cargo em novembro de 2019. O vice-diretor agradeceu a universidade reiterando o desejo de contribuir com o trabalho desenvolvido por Rafael Aroca, sucessor de Roberto Ferrari, e se disponibilizando a enriquecer todas as questões ligadas a inovaç/textarea> text/htmltext/x-web-textile