UFSCar lança plataforma para mapeamento e divulgação de ações de Inovação

A Universidade Federal de São Carlos convida sua comunidade acadêmica para conhecer e utilizar o Sistema Aberto de Gestão da Inovação (SAGINWeb). Desenvolvido pela equipe da Agência de Inovação, em parceria com a Fundação Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnologia (FAI•UFSCar), a Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) e o Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT-Materiais), o sistema oferece diversas facilidades para mapeamento e divulgação das atividades de inovação da UFSCar, destacando um portal de busca e o mapa da inovação.

Dentre as funcionalidades, o sistema possui os seguintes destaques: cadastro dos laboratórios da UFSCar; cadastro das empresas filhas (spinoffs e startups que surgiram com algum apoio da UFSCar, ou fundada por alunos e ex-alunos); cadastro dos docentes e pesquisadores da UFSCar, incluindo dados do currículo da Plataforma Lattes; e a gestão de ativos de Propriedade Intelectual da UFSCar, tais como patentes, software e cultivares. A ferramenta funciona tanto em computadores quanto em dispositivos móveis (smartphones).

Assim, a UFSCar convida os docentes a acessar a plataforma e cadastrar seu(s) laboratório(s). Estes cadastros ficarão disponíveis em um portal de busca on-line que será utilizado para articulação de parcerias com empresas e setores do governo. Todos os docentes já possuem cadastro prévio, mas para validá-lo, é necessário acessar o sistema e clicar em "esqueci minha senha" para receber uma nova senha pelo e-mail institucional da UFSCar. Além disso, os empresários que fundaram um negócio com apoio da universidade, podem cadastrar sua(s) startup(s), que aparecerão no "Mapa da Inovação" deste portal e na lista de "Empresas-filhas da UFSCar".

Os interessados podem conhecer todas as funcionalidades da ferramenta neste link: http://ain.ufscar.br/

A Agência de Inovação agradece a Secretaria de Informática – SIn UFSCar, pela hospedagem do sistema no ambiente de computação em nuvem da UFSCar, dentre outras ações de apoio.

8286595269 8cf8f77c5b o