UFSCar inaugura espaço de empreendedorismo e inovação em sua Biblioteca Comunitária

Na tarde desta quarta-feira (09), a UFSCar realizou a inauguração da STARTECA - espaço de empreender, localizado no piso 2 da Biblioteca Comunitária (BCo) na área Norte do campus São Carlos. O novo espaço de coworking foi criado numa parceria entre o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da UFSCar e a Agência de Inovação da UFSCar para atender a comunidade em ações voltadas à inovação e ao empreendedorismo. O evento de inauguração reuniu mais de 50 pessoas entre docentes, servidores técnico-administrativos, alunos e convidados externos e contou com a participação da Reitora da Universidade, Wanda Hoffmann; do Pró-Reitor de Extensão, Roberto Ferrari; do Diretor da Agência de Inovação, Rafael Aroca; do Diretor do SIBI, Roniberto Amaral; da Coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar-Empresa (NuEmp), Marta Marjotta-Maistro; e da Diretora da BCo, Maria Lozano.

A Starteca foi apresentada para a comunidade como um novo espaço para suporte e interação de atividades voltadas a transformação de ideias e conhecimentos em inovação e empreendimentos. O espaço também visa abrigar atividades como cursos e eventos, apoio na área de informação e Propriedade Intelectual e ferramentas automatizadas para potencializar a busca de parceiros e soluções de problemas.

Na ocasião, as autoridades acadêmicas declararam tratar-se de um projeto que significa muito mais do que um espaço físico, mas um espaço de conexão e compartilhamento que levem a soluções inovadoras para as questões da sociedade. Além disso, eles afirmaram que a Starteca resulta de uma ideia construída por várias pessoas que se preocupam em aproximar a sociedade da universidade, haja vista a atuação coletiva que envolveu diversas unidades organizacionais da UFSCar.
Em sua fala, a reitora da Universidade, Wanda Hoffmann, orgulhou-se da inauguração do espaço, especialmente neste momento de desafios financeiros, afirmando tratar-se da realização de um sonho de muitos anos e que envolveu muitas pessoas. “Nós discutíamos em sala de aula como as bibliotecas acompanhariam as demandas da sociedade do século XXI no compromisso com a informação, por isso inaugurar este pequeno espaço hoje é motivo de alegria para todos nós”, declarou.

A Biblioteca Comunitária da UFSCar saiu de uma frequência de visita de 500 pessoas por dia no passado para atualmente receber em torno de 2.800 pessoas. No ano 2018, cerca de 470 mil pessoas passaram pelo Sistema de Bibliotecas da UFSCar, segundo declaração do diretor do SIBI, Roniberto Amaral. Pensando em manter a frequência e permanência dos usuários, a Starteca ficará institucionalizada para disponibilizar aos alunos ferramentas que os possibilitem escolher se sairão da universidade com diploma de graduação ou com uma empresa ou parceria forte com a sociedade.

O pró-reitor de extensão da universidade, Roberto Ferrari Junior, declarou desejar um local cheio de potenciais usuários – estudantes, servidores, docentes, comunidade geral – com novas tecnologias e serviços, integrando o ecossistema e criando um hub de inovação que contagia a sociedade. Nesse mesmo sentido, o diretor executivo da Agência de Inovação, Rafael Aroca, afirmou a pretensão de fazer com que a Starteca cresça e fique aberta 24 horas por dia, a exemplo das instituições dos Estados Unidos que possuem espaços semelhantes disponíveis – de maneira ininterrupta – a atender alunos e a comunidade em geral.

De acordo com Wanda Hoffman, a universidade é um local de ideias que podem ser trabalhadas para resultar em inovação, mas ela possui o bem mais precioso do mundo: as pessoas. Isso porque todas as construções são feitas por seres humanos, daí a necessidade de um espaço que permita interlocução, relacionamento e troca de informação com a comunidade: “nós queremos trazer a sociedade para dentro da biblioteca”.

Antes de abrir o espaço para visita, Hoffmann ressaltou a importância desse tipo de iniciativa para a formação dos alunos, tratando-se de projeto de capacitação multicampi que poderá ser recebido pelas bibliotecas dos demais campi da universidade. “Os nossos alunos são nossos diamantes, por isso utilizamos todas as nossas ferramentas para lapida-los com muito cuidado”, finalizou.

IMG 6996 reduz

Roberto Ferrari, Wanda Hoffmann, Marta Maistro-Marjotta, Roniberto Amaral, Marisa Lozano e Rafael Aroca em tarde de inauguração da Starteca