Conselho de Inovação da UFSCar aprova registro de marcas, projetos de inovação e nova resolução referente à sua política institucional

No último dia 27 de junho, a partir das 8h30, o Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar se reuniu no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo) para a realização de sua 4ª Reunião Extraordinária, presidida pela reitora da universidade, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, e secretariada pelo diretor executivo da Agência de Inovação, Rafael Vidal Aroca. O Conselho de Inovação foi criado em janeiro de 2008, por meio da portaria n. 823/08, que também instituiu a Agência de Inovação da UFSCar, vinculada à Reitoria. O Conselho é composto pelo Reitor da UFSCar (presidente), todos os Pró-Reitores, um representante de cada Centro Acadêmico, a Diretoria da FAI•UFSCar e a Diretoria Executiva da Agência de Inovação da UFSCar.

A reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, iniciou a reunião com os informes da presidência e dos membros, e apreciação da ata da 9ª Reunião Ordinária realizada em maio de 2019. A reitora deu a palavra ao diretor da Agência, Rafael Aroca, para apresentar algumas atividades em andamento, tais como o Mini Hackaton, que seria realizado no dia 28 de junho para seleção de um bolsista de graduação para colaborar nas atividades da Agência, o agendamento de visitas e reuniões com empresas para o estabelecimento de parcerias, entre outros. Entre os itens da Ordem do Dia, foram homologadas as aprovações do registro de três marcas e três novos projetos de inovação.

Em seu pronunciamento, o diretor também apresentou uma proposta de resolução que visa regulamentar os procedimentos para realizar a cessão de direitos sobre Propriedade Intelectual e sobre participação nos resultados da exploração de criações no âmbito da UFSCar. Segundo Rafael Aroca, “a resolução representa um avanço para a universidade frente a mais um item do novo marco legal de Ciência e Tecnologia (C&T) cuja busca por parceria com empresas para o desenvolvimento de uma Propriedade Intelectual implica em avaliação de seu valor frente aos interesses industriais, viabilizando projetos de grande magnitude com empresas multinacionais”, afirmou.

De acordo com a reitora, Wanda Hoffmann, assim como a política de manutenção de patentes que oferece a possibilidade da universidade interromper sua gestão e não arcar mais com o custo alto desses ativos tornando-os de uso público, “a nova resolução busca oferecer a oportunidade do inventor assumir o risco e tomar decisões sobre sua patente independente da universidade, conforme a regulamentação nacional de C&T”, esclareceu.

Após a apresentação e contribuições sobre a política institucional da universidade, o Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar aprovou por unanimidade todas as propostas e projetos apresentados.

IMG 4287 red

Rafael Aroca e Wanda Hoffmann durante a 4ª Reunião Extrordinária do Conselho de Inovação Tecnológica