Agência de Inovação da UFSCar profere palestra na Open Innovation Week 2014 em São Paulo

No último dia 2 de dezembro, a diretora da Agência de Inovação da UFSCar participou da Open Innovation Week, uma semana colaborativa que nasceu com a vocação de conectar pessoas, instituições e comunidades de inovação em torno do debate e da prática da inovação aberta no País e no mundo. Este ano o evento foi realizado entre os dias 1 e 4 de dezembro no hotel WTC em São Paulo.

Na ocasião, a diretora executiva da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, que também é coordenadora do FORTEC Sudeste, proferiu palestra sobre o movimento dos NIT e as políticas para gestão e comercialização da propriedade intelectual. Para isso, ela abordou questões como o papel da Universidade na inovação, os atores responsáveis (universidade, empresa e governo) para que as inovações aconteçam, além das atribuições de um NIT, como ambiente capaz de gerar intercâmbio com empresas e transferir tecnologias (fazer as invenções chegarem ao mercado), atuando como interlocutor das atividades de inovação e difusão do conhecimento gerado.

Para Ana Lúcia, é crescente o número de projetos realizados em parceria entre ICT e empresas, mas o grande desafio ainda é obter resultados práticos nos projetos de PD&I, em termos de novos produtos/processos colocados no mercado. A palestra da diretora foi inserida no Seminário Políticas e Ecossistema de Inovação, que objetivou apresentar o estado da arte na utilização dos incentivos públicos, tanto por parte das empresas como por parte do governo, trazer as principais novidades e tendências, bem como estabelecer uma comunidade de prática multissetorial, com os diversos atores envolvidos na aplicação dessas políticas públicas.

A OIW 2014 considera os novos padrões de interatividade social e o impacto na inovação corporativa e empreendedora, haja vista que o empreendedorismo e inovação sempre caminharam juntos. A novidade dos últimos anos foi a reaproximação de diferentes comunidades de inovação em torno de novos padrões de interação e colaboração. As grandes empresas se aproximaram das startups, a academia se reaproximou do mercado e os governos redesenharam políticas em torno do fomento de ecossistemas mais dinâmicos.

A sétima edição da semana de inovação aberta dedica-se à colaboração, através da interação no programa construído pela rede OIW e pelos correalizadores desta edição. As atividades propostas conectam ideias e programas de mais de 30 entidades líderes em inovação no Brasil e no mundo em um ambiente neutro que oferece metodologias e ferramentas para conectar e estimular a colaboração das comunidades de inovação.

foto 11

Diretora da Agência de Inovação da UFSCar profere palestra na OIW 2014