Catalisadores Metálicos

foto 37Um processo que visa aumentar a octanagem da gasolina e, consequentemente, melhorar a qualidade deste combustível. Em resumo esse é o objetivo principal do invento Processo para a ativação de catalisadores metálicos suportados e uso dos mesmos, que tem como inventores os pesquisadores Dílson Cardoso, do Departamento de Engenharia Química; e Maura Hebling Jordão e Carlos Minoru Nascimento Yoshioka, ambos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPG-EQ).


A octanagem é um parâmetro que mede a qualidade da gasolina. Quanto maior esse índice, melhor o combustível, sendo que o máximo comercializado hoje (a “Premium”) é de 92. No Brasil, a octanagem mais comum é 82. Com uma octanagem alta, a gasolina é menos reativa, possibilitando um rendimento melhor do motor.


Tratando no âmbito molecular, a gasolina, um produto formado por hidrocarbonetos, é menos reativa quanto mais ramificada for a estrutura da sua cadeia. Ao contrário, se sua cadeia for linear, a gasolina é muito reativa e “explode” antes do tempo. Para que um composto linear seja transformado em um ramificado é utilizado um catalisador e é justamente no melhoramento desse material que entra a patente desenvolvida na UFSCar.


Utilizado diretamente nas refinarias, o novo processo permite que o catalisador seja mais ativo e seja produzido em tempo muito menor, o que implica em obter uma gasolina de melhor qualidade e menor custo.