Síntese Hidrotérmica

46 2Um equipamento hidrotermal que acelera as partículas, reduzindo radicalmente o tempo das reações químicas. Esse é o objetivo da patente Aparato assistido por microondas para síntese hidrotérmica de óxidos nanoestruturados desenvolvida pelos pesquisadores Elson Longo da Silva, do CMDMC (UFSCar/Unesp), José Arana Varela (Unesp), Dawy Keyson de Araújo Almeida (UFSCar) e Diogo Paschoalini Volanti (Unesp).

 

O processo hidrotermal está relacionado a um processo envolvendo uma solução em que a pressão e temperatura passam por variações, alterando as reações químicas. Normalmente, esse processo, muito utilizado pelas indústrias dos mais diversos segmentos, leva um tempo aproximado de 24h.

 

Com o uso do invento, um equipamento microondas doméstico adaptado, as partículas, com a variação de temperatura e pressão, movimentam-se muito mais e em um espaço mais restrito, facilitando o encontro delas e assim tornando a reação mais efetiva. Essas reações acontecem quando há um aumento do movimento das partículas, causando um choque entre elas. Esse choque é responsável pela diminuição do tempo do processo.

 

Sendo assim, as reações em aparelhos utilizados atualmente, que levam cerca de um dia para serem efetivadas, acontecem em aproximadamente 15 minutos, reduzindo tempo, energia e, consequentemente, custo para as indústrias. Além disso, é possível realizar processos tanto com materiais orgânicos quanto com inorgânicos.

 

O invento pode ser utilizado para indústrias de cerâmicas, tintas, agroindústrias e indústrias de pigmentos.

 

 

Mais informações sobre a tecnologia e seu licenciamento podem ser obtidas na Agência de Inovação da UFSCar: inovacao@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9040.