Como solicitar a proteção/registro

Acompanhe as solicitações de proteção de patentes, programas de computador, marcas e outros tipos de propriedade intelectual desenvolvidos pela Comunidade UFSCar.!

No início de 2022 a Agência de Inovação da UFSCar disponibilizou os COMUNICADOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL na Central de Serviços da UFSCar com o objetivo de permitir o cadastro eletrônico das solicitações relativas à propriedade intelectual, melhorando assim a interface e a interação entre a Agência e a comunidade.

Professores, alunos, pesquisadores e funcionários que tenham interesse em submeter um COMUNICADO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL à Agência de Inovação da UFSCar, devem acessar aba “inovação” da Central de Serviços, escolherem o tipo de formulário mais adequado à proteção de sua criação e realizarem o cadastro.

Além de melhorar a interface e a interação entre a Agência e a comunidade, o sistema adotado proporciona ao usuário:

• Acompanhar o trâmite dos Comunicados de Propriedade Intelectual (ou de criação) submetidos à Agência de Inovação - AIn;
  • Consultar o status dos processos decorrentes dos Comunicados submetidos; e
  • Consultar o status das proteções intelectuais decorrentes dos Comunicados apresentados.

Mais detalhes sobre os tipos de proteção (incluindo definições e legislação) encontram-se disponíveis no website da Agência de Inovação. Quanto ao cadastro e envio dos formulários, há mais informações no website da Central de Serviços da UFSCar.

A Agência de Inovação da UFSCar agradece a parceria e apoio da SIN-UFSCar por mais esta conquista.