Ácido Clavulânico


clavulanicoUm processo biotecnológico que tem como objetivo aumentar a eficiência no combate a bactérias infecciosas. Esse é o foco principal da patente Processo para extração e purificação de ácido clavulânico, seus sais e ésteres, desenvolvido pelos docentes Marlei Barboza Pasotto, Carlos Osamu Hokka, Alberto Colli Badino Jr, do Departamento de Engenharia Química; e pelos alunos Clóvis Saccardo da Silva, Verônica Orlandin Barreto, Jaine H. Ortolan Luiz de Oliveira, Guilherme Youssef Rodrigues, Juliana Conceição Teodoro, Sheila Cristina Alves Ortiz, Alvaro Batista Netto, Daniela Bataglia Hirata e Marcel Otávio Cerri.


O ácido clavulânico, obtido no processo, é um antibiótico que possui uma fraca atividade antibiótica, porém é um potente inibidor de enzimas produzidas por bactérias patogênicas tornando-as resistentes ao tratamento convencional. Desta maneira, a presença do ácido clavulânico torna possível a cura de várias infecções recalcitrantes a terapias convencionais, sem necessitar de utilização de medicamentos com fortes efeitos colaterais. Atualmente o ácido clavulânico é utilizado conjuntamente com o antibiótico Amoxicilina.


Pelo fato do ácido clavulânico ser instável, degradando-se facilmente, os processos convencionais de obtenção do mesmo apresentam rendimentos baixos. O grande diferencial do invento desenvolvido na UFSCar é minimizar as perdas por degradação, aumentando a produtividade, quando comparado aos processos já existentes.


O invento engloba todas as fases de produção do ácido clavulânico: a produção, a extração e purificação e precipitação do produto final.